Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Norte Sul começa a operar entre Palmas e Anápolis
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
A VLI já opera no trecho de 720 km da ferrovia Norte Sul entre Palmas e Açailândia (MA) O trecho da Ferrovia Norte Sul entre as c...
A VLI já opera no trecho de 720 km da ferrovia Norte Sul entre Palmas e Açailândia (MA)


O trecho da Ferrovia Norte Sul entre as cidades de Palmas e Anapólis (GO) deve começar a transportar cargas nos próximos dias. Conhecido como Tramo Sul, o trecho tem 855 quilômetros de extensão e recebeu investimentos de R$ 430 milhões do governo federal, por meio da estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias.

A empresa de logística VLI usará o novo trecho para transportar 18 locomotivas novas adquiridas pela empresa. Segundo informações do jornal Estado de S. Paulo, o primeiro contrato da Norte-Sul será um "piloto" do novo modelo de oferta de serviços ferroviários, o chamado "open access", pelo qual a estatal venderá capacidade de carga da ferrovia para várias empresas interessadas em usar os trilhos em vez de repassá-la a uma única empresa por meio de concessão pública, como foi feito até agora.

A partir desse piloto, a estatal quer chegar a um modelo contratual para se relacionar com os futuros operadores ferroviários independentes (OFI) que rodarão sobre os trilhos da norte-sul.

A VLI já opera no trecho de 720 km da ferrovia Norte Sul entre Palmas e Açailândia (MA). Com a chegada de 18 locomotivas praticamente dobra a capacidade da empresa sobre a Norte-Sul. Hoje a companhia tem 19 máquinas em operação.

A ampliação de capacidade, segundo a empresa, tem como objetivo ampliar o transporte de cargas - grãos, combustíveis, ferro-gusa e celulose - no chamado "Corredor Centro-Norte", que interliga Palmas ao Porto de Itaqui no litoral do Maranhão, a 1,6 mil km de distância.

Fonte: Brasil 247
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top