Cesar Mori Junior Cesar Mori Junior Author
Title: O retrato da desolação e o desprezo pelo patrimônio Histórico da Ferrovia em Lavras
Author: Cesar Mori Junior
Rating 5 of 5 Des:
Quem passa pela praça da estação de Lavras, e olhar para estação ferroviária, e ainda fizer um tour pelos prédios da antiga REDE, vai se dep...

Quem passa pela praça da estação de Lavras, e olhar para estação ferroviária, e ainda fizer um tour pelos prédios da antiga REDE, vai se deparar com um cenário de tristeza!

Toda a área dos prédios, casas, galpões, escritórios, pátios, a própria estação em si em completo abandono... Tudo sendo destruído por ação de “marginais”, que estão demolindo tudo que podem a olhos vistos. Eu como filho de ferroviário fiquei escandalizado do descuido das autoridades e do próprio povo desta cidade com seu patrimônio Histórico. Estamos perdendo nossa identidade, tudo que resgata nosso passado, nosso começo, tudo marcou o que houve de bom em nossas vidas! Será que nem mesmo os ferroviários tem interesse em manter a estrutura que ainda temos da antiga REDE?

Eu já vi alguns ferroviários chorarem ao lembrar dos tempos de glória da estrada de ferro! Temos de alegria, para quem teve a oportunidade de viajar no TREN AZUL... o BARRA MANSA! Tren que foi inspirador para LO BORGES, na canção tren azul. Ainda podemos dizer que a ferrovia foi o centro de tudo nesta região por muitos anos, trazendo emprego, transporte barato para cargas e passageiros. Uma escola profissional que formou homens valorosos na comunidade, profissionais de grande competência e que ainda hoje prestam seus serviços a comunidade como voluntários cada um em sua compentecia... Lavras sem dúvida perdeu muito com o sucateamento da REDE pela FCA. Empresa esta que hoje administra a a ferrovia e que pelo que se vê, não se importa nem um pouco com o passado, o presente e o futuro daqueles que deram suas vidas pela ferrovia nesta região!

Nós que somos ferroviários, filhos, netos herdeiros do que a história e o passado nos deixou, queremos justiça com o patrimônio histórico da ferrovia em lavras e região. Queremos nossos museu da ferrovia, queremos de volta nossa MARIA FUMAÇA, circulando de Lavras até Itumirim. Queremos preservar o que nos foi deixado! Queremos uma região mais rica, com gente vindo dos 4 cantos do mundo para conhecer a NOSSA MARIA FUMAÇA, e poder passar para todos, um pouco mais sobre nossos pais e avós, aqueles homens que viveram trabalhando na ferrovia e morreram sem que seu legado sobrivesse para

que o mundo pudesse admirar.


Aqui nesta nota, chamamos a todos que gostariam de ver a MARIA FUMAÇA, para que protejam nossa memória, lutem para que nossa força na união pressione os políticos a fazer alguma coisa agora! A FCA tem a concessão, não é dona do patrimônio da REDE Ferroviária. Portanto precisamos pressionar a sociedade para que nos ouçam e nos atendam e principalmente os políticos, pois aquele político que tiver a coragem de unir-se ao povo desta região nesta luta será lembrado para sempre!

Saudações a todos.





CESAR MORI JUNIOR


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top