Cesar Mori Junior Cesar Mori Junior Author
Title: HISTÓRICO DA ESTRADA DE FERRO QUE VAI ATÉ ITUMIRIM
Author: Cesar Mori Junior
Rating 5 of 5 Des:
E. F. Oeste de Minas (1897-1931) Rede Mineira de Viação (1931-1966) V. F. Centro-Oeste (1966-1975) RFFSA (1975-1997) FCA (1997-2007) HISTORI...
E. F. Oeste de Minas (1897-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1966)
V. F. Centro-Oeste (1966-1975)
RFFSA (1975-1997)
FCA (1997-2007)

HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
A ESTAÇÃO: A estação de Itumirim foi aberta em 1897. Em 1995 ainda funcionava como estação, nos derradeiros trens de passageiros da linha Barra Mansa a Ribeirão Vermelho. A estação ainda está de pé (2006), em bom estado e sendo utilizado com moradia. A FCA também usa o prédio. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico do município.

A estação em 1980. Foto Romildo

A estação em 1980. Foto Romildo

A estação em 13/02/1995. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação de Itumirim em 2006. Foto Romildo

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top