CFVV CFVV Author
Title: 120 anos da ferrovia na Lapa: contagem regressiva!
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Muita história e progresso foram proporcionados à cidade da Lapa com a ligação de Paranaguá por trilhos Foto: Divulgação No próximo dia ...

Muita história e progresso foram proporcionados à cidade da Lapa com a ligação de Paranaguá por trilhos Foto: Divulgação

No próximo dia 18, exatamente às 12h00, fará 119 anos que o trem puxado por uma locomotiva a vapor ( Maria Fumaça), chegava à estação da Lapa. Notícia por demais alvissareira, sinônimo de progresso e modernidade, para a pequena, mas progressista cidade daquela época. Estava feita a ligação com a capital e o litoral em especial com o porto de Paranaguá e no ano seguinte com o porto de Antonina. Antes disto, estas distâncias eram vencidas sob o lombo de cavalos e as mercadorias trazidas nos cargueiros das mulas, inclusive as mais sensíveis, como o piano da família Lacerda, chegou ao porto de Paranaguá e de lá foi trazido por dois pares de mulas, um animal em cada perna do instrumento: como conta Márcio Assad, ferroviarista que coordena o MPF / Lapa - Movimento de Preservação Ferroviária da Lapa, que em conjunto com sua equipe, está preparando as comemorações dos 120 anos de ferrovia na Lapa.

Assad revelou com entusiasmo que o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, responsável pelo patrimônio histórico ferroviário da Antiga RFFSA - Rede Ferroviária Federal / SA - contratou através dos procedimentos legais e já recebeu os projetos de restauração, paisagismo e luminotécnico da estação Lapa e tem assegurado recursos para execução, sendo que a estação Lavrinha ( também no município da Lapa) , será contemplada dentro do PAC - das cidades históricas em 2011, ano das comemorações.

Essas medidas e outras complementares, comenta Assad: serão fundamentais para o grande projeto turístico cultural, que é um verdadeiro sonho para os lapeanos : o Lapa-Lavrinha que prevê a ligação destas estações como parte do receptivo turístico, que viabilizará , espaços culturais, acervos historiográficos e abrigará projetos ligados a preservação da memória e educação ambiental. Nesse momento a estação Lavrinha que já recebeu recuperação preventiva do telhado, está com seu entorno em preparação para receber uma grande exposição, relativa a fauna e flora da região. Uma iniciativa do Spa Lapínha, parceiro nos projetos propostos para a Lavrinha.

Fonte: Marcio Anis Matar ASSAD

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top