Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: Estudiosa quer trem para turismo em São Simão
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
  A turismóloga Viviane Minati Panzeri, 38, diz acreditar que as ferrovias não deveriam ser tema para a história. Elas poderiam i...

 
A turismóloga Viviane Minati Panzeri, 38, diz acreditar que as ferrovias não deveriam ser tema para a história. Elas poderiam incrementar também o turismo de São Simão. 



Em seu doutorado pela Universidade de Campinas, ela faz um inventário do município e aponta como principal atrativo as belezas naturais da cidade que poderiam ser apreciadas em passeios de trens



No passado, São Simão teve a extensão territorial de 18 municípios, incluindo Ribeirão. Para Viviane, os avanços trazidos pelas estradas de ferro criaram casarões de estilos antigos. "É o que a faz ser bonita." 

 COLABORAÇÃO PARA  A   FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO



BENTO QUIRINO, UMA PEQUENA HISTÓRIA 

de SÃO SIMÃO - um belo vídeo , bela música



 Bento Quirino é o mais antigo bairro de São Simão, no estado de São Paulo. Ele foi construído pelo doutor Jorge Cezimbra Fairbanks para ser a sede de sua empresa ferroviária cujo nome era Estrada de Ferro São Paulo Minas. Muitos moradores da cidade de São Simão acham que o bairro nasceu por causa do cemitério que ali foi erigido para abrigar as vítimas das 3 epidemias de febre amarela, o que é um engano. O cemitério foi construído ali antes do bairro por determinação do político e médico dr. João Cezimbra Fairbanks ( irmão de Jorge Fairbanks ). O bairro de Bento Quirino só foi erigido quando o doutor Jorge Fairbanks decidiu acabar com o trajeto sinuoso da Estrada de Ferro São Simão (E.F.S.S.) que originalmente partia do centro da cidade (exatamente onde é hoje a Santa Casa de Misericória ).


HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.

A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1902, a estaçào de Bento Quirino servia no início para cruzamento de trens entre Cravinhos e São Simão, atendendo também os moradores da fazenda Restinga - a estação era para se chamar Restinga - e para atender a Estrada de Ferro São Paulo Minas, O nome desta estação (Bento Quirino) foi uma homenagem ao presidente da Cia. Mogiana na época, Bento Quirino dos Santos. Porém, em 1969, a SPM deixou de sair de Bento Quirino, sendo desativado o trecho entre esta estação e Ipaúna, e a própria estação, com isto, foi fechada. Funcionou ainda por poucos anos como escritório da São Paulo-Minas, até sua extinção em 1971, mesmo ano em que a estação ficou fora da linha, com a inuguração, em 25 de fevereiro, da variante Tambaú-Bento Quirino. Parte da vila foi destruída em 1972, em atitude até hoje inexplicada, aparentemente por funcionários da Fepasa.

 Dezoito anos depois, em 1986, o prédio da estação de Bento Quirino estava fechado, em estado razoável de conservação, e já fora dos trilhos, devido à retificação de 1971. Uma das casas da vila ainda abrigava o arquivo da EFSPM, mas a casa estava fechada e trancada. Hoje o prédio transformou-se em estação rodoviária e sede de igreja, (Fontes: Edilson Palmieri e relatórios da Mogiana e da São Paulo-Minas) O livro "O Drama das Estradas de Ferro no Brasil", de Hugo de Castro, conta o que foi a vila ferroviária de Bento Quirino: "Alargou-se a sua bitola de 60 centímetros para um metro; seu leito começou a ser empedrado; mas a adaptação do material rodante e de tração para a nova bitola tornou-se um sério problema. Foi nesse período de vida da estrada (anos 1920) que Bento Quirino, uma simples estação da Companhia Mogiana, começou a crescer; começou a crescer materialmente e a nascer como célula social modelo. E em virtude do espírito de honestidade, de solidariedade mútua e de trabalho constante de sua gente, chegou a figurar nas estatísticas do Conselho Nacional de Geografia, na década de cinquenta, como o núcleo populacional de maior conforto médio no Brasil.

 Materialmente foi provida de: Uma sede para a administração da estrada; uma ótima casa para o diretor; Um grupo de cinquenta casas para funcionários, de entre as quais cinco muito grandes, com amplos jardins e quintais, para os chefes de departamento; Uma oficina mecânica muito bem aparelhada; Um depósito de vagões; Uma rotunda com girador; Uma escola de formação de oficinas; Um poço semi-artesiano, de 109 metros de profundidade, de base diabásica, jorrando em quantidade água puríssima, distribuída à população através de rede da própria estrada; Um grupo escolar amplo e moderno; Um gabinete dentário; Uma pequena cadeia; Um vasto armazém de abastecimento que fornecia, a prazo, para os funcionários, desde o fósforo até a geladeira; Um clube recreativo e de esportes que causava surpresa, espanto e admiração a quem o visitava pela primeira vez e nem acreditava no que estava vendo. Esse clube, a Associação Esportiva Quirinense, em cujo jardim frontal se exibe, vaidosa e sedutora, uma das primeiras locomotivas que vieram de Filadélfia para a estrada, está instalado numa área de dois alqueires aproximadamente, e contém uma grande sede moderna, com salão de dança, cinema e bar; tem um campo de futebol oficial cercado de tela e muro, com arquibancadas de concreto armado e vestiário; um campo de bocha duplo, campo de basquete, grande área coberta com cozinha e barracas de telha, para jogos e leilão de prendas nas quermesses. 

As quermesses de Bento Quirino eram famosas; a população inteira se esforçava, gratuitamente, para dar-lhe um brilho incomum; para tomar parte nelas chegava gente de toda a redondeza, até de São Paulo; às vezes duravam três dias seguidos e era uma delícia passar os fins de semana assistindo seus ricos leilões, deglutindo frangos e leitão assado, mastigando, com volúpia, os célebres pastéis de D. Cezira, bebericando uma suave cerveja gelada, ouvindo música, tudo isso unido ao picante prazer de comentar a vida alheia, ao ingênuo sabor do "Correio Elegante" e a doces idílios precursores de suaves noivados e felizes compromissos de casamento. 

A finalidade inicial daquelas quermesses era a construção da graciosa igreja local dedicada a Santo Antônio, erguida em sombreada praça à custa do povo que, além das quermesses ainda se reunia constantemente em gloriosos mutirões de trabalho para que a linda igrejinha ficasse logo pronta e o bimbalhar dos sinos enchesse de místicas vibrações a comunidade. Todas as crianças e toda a juventude estudavam; um ônibus construído nas oficinas hoje arrasadas da estrada, levava, cedo, para São Simão, os alunos do Ginásio e da Escola Normal; e, à noite, levava e trazia os discentes da Escola de Comércio. Mas... delenda Bento Quirino!(...)".

 Em maio de 2009, a estação já foi reformada e agora abriga um museu ferroviário. O museu funciona no interior do prédio, enquanto a plataforma é utilizada de um lado como parada de ônibus e do outro lado (a estação tinha duas plataformas, uma de cada lado) está agora em exposição uma pequena locomotiva diesel em bitola de 60 cm. 

Todos amam São Simão!




About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top