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Title: Argentina rescinde contratos de concessão da brasileira ALL Logística
Author: Anderson Nascimento
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O governo da presidente argentina Cristina Kirchner anunciou nesta terça-feira (4) que rescindiu os contratos de concessão de ferrovias adm...
O governo da presidente argentina Cristina Kirchner anunciou nesta terça-feira (4) que rescindiu os contratos de concessão de ferrovias administradas pela empresa brasileira ALL Logística desde 1999.
A medida inclui ainda a retomada das linhas operadas pela empresa Tren de La Costa Sociedade Anônima.

"O estado, todos os argentinos, recuperamos duas empresas ferroviárias, uma de carga, a América Latina Logística, e a outra de passageiros, que é o Tren de La Costa, a empresa Tren de La Costa Sociedade Anônima", afirmou o ministro Florencio Randazzo, citando "graves descumprimentos nos contratos".
Procurada pelo G1, a ALL Logística informou que irá se manifestar após ser comunicada oficialmente pelo governo argentino a respeito da rescisão de suas concessões, mas lembrou que a operação no país se tornou pouco rentável nos últimos anos e que pretendia vender o negócio.
"Como já informado pela companhia ao mercado, em vista do atual cenário político e econômico da Argentina, a companhia vinha buscando potenciais investidores interessados em adquirir participação nas concessões da ALL Argentina", destacou a empresa, em nota. "A ALL Argentina ao longo dos anos se tornou pouco representativa nos resultados consolidados da companhia, demandando foco desproporcional por parte da sua administração. Em 2012, os resultados das referidas concessões corresponderam a 6,5% da receita líquida e 0% do Ebitda total da companhia", acrescentou.
Segundo o governo argentino, os mais de 8 mil quilômetros de malha ferroviária da ALL serão agora operados pela estatal Belgrano Cargas e Logística. O governo argentino anunciou no dia 22 de maio a reestatização da empresa como parte integrante de um plano de recuperação do sistema ferroviário do país, tanto o de carga como o de passageiros.
"Temos que defender o interesse do Estado. As concessões foram realizadas na década de 90 e não atenderam a qualquer objetivo", afirmou nesta terça-feira o ministério em mensagem publicada no Twitter.
"Se temos de avançar na nacionalização de outras linhas, estamos dispostos a fazer se o serviço não melhorar", acrecentou o ministério.
A ALL é atualmente a operadora logística de duas das mais importantes ferrovias de transporte de carga da Argentina. Segundo a companhia, a ALL Argentina é a primeira operadora do país em extensão e a segunda em volume de carga transportada, com mais de 5 milhões de toneladas anuais.
fonte.g1.globo.com/

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