Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Abandonada, antiga estação de trem em Três Corações acumula sujeira
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Moradores ainda reclamam que espaço é usado por usuários de drogas. Prefeitura afirma que responsabilidade é de empresa ferroviária e DN...

Moradores ainda reclamam que espaço é usado por usuários de drogas.
Prefeitura afirma que responsabilidade é de empresa ferroviária e DNIT.

Estação ferroviária abandonada acumula sujeira em Três Corações, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Até 1982, os trilhos que levam à Estação de Trem de Três Corações (MG) foram responsáveis por grande parte do desenvolvimento da cidade e da região. Sem funcionar desde então, o prédio permaneceu abandonado, e atualmente, só acumula sujeira. Moradores ainda reclamam que o espaço vem sendo usado por usuários de drogas.
O prédio, que fica bem perto da atual rodoviária, funcionou por cerca de 100 anos como estação de passageiros do trem. O local deveria ter se transformado em um marco histórico para a cidade, mas a situação é de total descaso e abandono.

"Antigamente, quando a estação ferroviária funcionava, a área era todinha limpa, não podia entrar pessoas estranhas aqui. Depois que a rede parou as atividades aqui, o mato foi crescendo, ninguém tomou providência e o pessoal faz isso aqui de banheiro público. E o lugar sujo assim, ainda só vai aparecer animais", conta o aposentado Agildo Egliberto Neves.
"Muita bebida, muita droga, uma sujeira danada. O povo aqui não está aguentando isso não. E isso é durante o dia, noite, madrugada, ninguém olha 'né'", completa o aposentado Wilson Eustáquio Marques.
Um pouco mais à frente da estação fica a antiga oficina da ferrovia. No local, ainda é possível encontrar alguns vagões bem estragados, tomados por mato. Do lado, fica o trilho hoje usado como atalho para outros bairros.
"Eu passo todo dia aqui. Aqui tem muito tráfico de drogas, prostituição, principalmente nesse galpão [da oficina]. Me sinto inseguro [de passar aqui]", conta o fiscal de loja Richard Pereira Moreno.
Solução
O prefeito de Três Corações, Cláudio Pereira (PSL), disse que já informou a empresa responsável pela estação sobre os problemas no complexo ferroviário da cidade. "Nós já notificamos a FCA, o DNIT sobre esses problemas de saúde pública, de vigilância sanitária, nenhuma resposta até agora foi nos dada, então sobra pra nós que estamos na ponta aqui, e a população vai reclamar com a prefeitura, mas não vai reclamar com o DNIT ou a FCA, que são os responsáveis", disse.

Pereira afirmou ainda que a prefeitura tem a intenção de assumir toda a rede ferroviária, mas que ainda não teve resposta do órgãos responsáveis.
A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) disse que somente o prédio central da estação é propriedade da empresa e que estuda, junto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a transferência do prédio para a prefeitura.
Sobre o mato alto no local, a empresa informou que são feitas capinas constantes, e que a última foi em março deste ano.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/10/abandonada-antiga-estacao-de-trem-em-tres-coracoes-acumula-sujeira.html



About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top