CFVV CFVV Author
Title: Modelo para novos trechos de ferrovia divide governo federal
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
15/01/2017 02h00 Se de um lado o governo tenta destravar os investimentos na malha antiga do país, a construção de novas ferrovias ...

15/01/2017 02h00

Se de um lado o governo tenta destravar os investimentos na malha antiga do país, a construção de novas ferrovias está num impasse.

Uma parte do governo federal defende licitar separadamente as ferrovias Norte-Sul (Tocantins a São Paulo) e Oeste-Leste (Bahia), enquanto outra quer que os trechos façam parte de uma única concorrência.

A parcela que pretende licitar a Ferrovia Norte-Sul de maneira independente está de olho numa bilionária outorga que poderia ser recebida, já que o trecho está praticamente construído e já poderia entrar em operação rapidamente, gerando caixa para o comprador.

VALE

Nesse formato, a mineradora Vale seria uma grande interessada, já que o trecho termina numa ferrovia já controlada por ela, que segue do Tocantins ao porto de Itaqui, no Maranhão.

Outro grupo no governo quer fazer uma licitação mais ousada, permitindo a quem ganhar a Norte-Sul terminar de construir a iniciada ferrovia na Bahia e ainda ter a opção de construir uma via em direção a Mato Grosso.

A vantagem desse modelo é que o ganhador poderia ter uma saída própria para o porto, sem depender de passar em trechos ferroviários concedidos a concorrentes.

Nesse formato, o negócio interessa a chineses e a russos.

Da decisão sobre o melhor modelo depende a realização desse leilão, previsto pelo governo para o fim deste ano

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top