A Zona Norte de Lavras vive a mesma angústia desde que eu me entendo por gente. São assuntos que têm incomodado os moradores da zona norte e, na verdade, vários empresários da cidade, claro que todos que precisam passar pelo túnel da zona norte, ou seja, frequentam a zona norte e aquela passagem sob a linha férrea. O problema da ignorância ou da vaidade dos prefeitos que vieram depois tem causado muito transtorno. Apenas Zé Cherem preferiu investir em outros problemas iguais, falo da Ponte Branca e da outra passagem sob a linha férrea no bairro centenário. Pelo menos esse enxergou gargalos e os resolveu. Enquanto alguns falam em AMOR A LAVRAS, mas só da boca pra fora.
Mas é apenas um dos problemas persistentes da mobilidade urbana em Lavras. Isto já foi complicado antes, depois do alargamento apesar da grande melhoria, devido ao volume de veículos que passam por ali, mesmo sendo a melhor coisa já feita pela zona Norte, ninguém depois do Dr. Marcos Cherem se preocupou. Apenas Zé Cherem continua esse processo de exterminar os estrangulamentos das vias nos bairros onde existem as passagens sob a linha férrea. O alargamento foi algo muito bom e temos que ser honestos, agradecer a coragem do ex-prefeito Marcos Cherem e Zé Cherem pelas obras, mas também, podemos lamentar que quem veio depois não pensou em melhorar ainda mais, não houve sequência ou melhoria. A questão é que o político da velha política, não gosta de continuar ou melhorar obra de antecessor.
Hoje é impossível ignorar, pois a zona norte da cidade continua estrangulada e fora das vistas da maioria dos prefeitos que passaram depois, que pensam só em fazer casinhas populares sem privilegiar os mais necessitados, pintar escolas, fazer creches, fazer remendo em ruas, entupir o ultimo ano de mandato de obras que já poderiam estar servindo a população. Mas este hábito de deixar obras paradas para que no fim do seu mantado possa terminar e inaugurar, é maquiagem de um mandado pífio, para alimentar o próprio ego. Também se esqueceu de humanizar as calçadas das ruas e os acessos aos bairros.
Lavras é uma cidade que não pensa em seus cidadãos que andam a pé. As calçadas são estreitas e infernizam a vida dos lavrenses, principalmente os idosos, muito mal planejadas desde o início. Se não bastasse isso, plantam árvores gigantes no meio das calçadas e colocam aqueles postes gigantes de energia, obrigando as pessoas a irem para as ruas para continuar sua caminhada. Quem faz essas coisas deve um problema mental bastante evoluído e voltado apenas para a sustentação do ego.
Posso parecer rude, mas não, eu não sou. Estou apenas cansado dos desmandos, das vaidades, dos egoísmos excessivos e da falta de amor real pela cidade. Esperamos que a próxima eleição traga mudanças e saiamos das mãos de políticos vaidosos, medíocres, que engradecem apenas a própria imagem, inaugurando o que inda não acabaram de construir.
Desespero? Quem sabe!
Talvez seja a certeza de ter passado três anos fingindo governar uma cidade como Lavras, não engana mais a população. Por isso onde vou ouço a mesma coisa: O povo quer alguém mais novo, mais arrojado, alguém que possa investir de verdade na cidade pra faze-la crescer. Que seja um visionário.
Este atualmente é um problema clássico da zona norte. Desafio para o próximo prefeito.
NÓS DA ZONA NORTE ESPERAMOS MUDANÇA
Apesar da grandiosa obra de alargamento desta passagem sob os trilhos, convivemos com um dos efeitos do pós alargamento que tem causado subsequentemente acidentes e transtornos no local.
Motoristas que não conhecem seus caminhões ou ônibus, teimam e passam pelo local, deixando seus veículos presos entre o teto e o solo dessa passagem sob a ferrovia. Chegou o momento de uma solução definitiva para esse local ou pelo menos parte dela, pois a atual administração não deu a mínima atenção. Aliás, é bem normal na nefasta política brasileira, que os políticos não continuem ou melhorem as obras dos seus antecessores. Lamentável. Vamos falar disso em outra oportunidade.
Sempre nos deparamos com caminhões ou ônibus agarrados sob o túnel, problema causado pela curva existente no local e que só poderá ser resolvido com a demolição do antigo almoxarifado da RFFSA ou parte dele, hoje inviável sua recuperação. O custo seria muito alto para reerguer esse antigo imóvel da rede, que tem como uso atualmente, desabrigados ou pessoas de origem desconhecidos ou simplesmente para o consumo de drogas. Se escondem para praticar assaltos, estupros e assustando a comunidade, entre outros delitos. Ja tratei desse assunto com o DNIT e não existe problema, desde que seja para um projeto de interesse público.
Não bastasse isso, ainda existe o problema de pouca sinalização ou sinalização ou sinalização equivocada como, por exemplo, faixa de pedestre em curva na praça e a falta de uma passagem elevada para desacelerar veículos na curva. Crianças que pulam os engates dos trens parados ali na estação estão esperando outra composição passar, por falta de resolução, são uma ameaça constante à segurança naquele local. Ja disse isso várias vezes, ali não pode ser passagem de pedestres, o risco é alto e constantemente há acidentes. Precisa ser fechado. PASSARELAS RESOLVERIAM O PROBLEMA.
Apesar de não ser político, recebo aqui muita reclamação e solicitação de ajuda para levar aos políticos, isso para uma série de problemas locais. Algumas coisas nós resolvemos sem ajuda politica, mas as que dependem de politica municipal, muitas vezes são ignoradas e não sabemos o motivo de tamanha falta de vontade com essa região, um local que hoje pode ter perto de 40 mil habitantes ou mais, mesmo assim, sempre é deixado de lado. A única coisa que trazem pra cá são eventos que atrapalham o trânsito dificultando e a vida de todos por aqui.
Esperamos que isso mude na próxima gestão, pois a população não tem mais paciência com promessas lançadas ao vento.
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