CFVV CFVV Author
Title: Estado ajudará a eliminar cancelas em Mogi das Cruzes
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
06/01/2012 - O Diário O governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu ontem a possibilidade de o Governo do Estado ajudar Mogi das Cruzes na b...

06/01/2012 - O Diário

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu ontem a possibilidade de o Governo do Estado ajudar Mogi das Cruzes na busca por uma solução definitiva para o antigo problema das passagens de nível existentes ao longo da linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As cancelas atravancam o trânsito na área central e conflitam diretamente com o desenvolvimento da Cidade. Alckmin esteve na Região, na manhã de ontem, para entrega de unidades habitacionais em Itaquaquecetuba. Durante o evento, ele afirmou que o Estado poderá realizar um "projeto gradual" de eliminação das cancelas mogianas.

As palavras do governador são um sinal positivo para atendimento do pedido feito pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) ao presidente da CPTM, Mário Bandeira, no fim do mês de dezembro. Na ocasião, ambos firmaram um acordo verbal com o objetivo de buscar soluções para todos os problemas que envolvem os conflitos entre a linha férrea e a Cidade, sendo que o maior desafio é a construção de passagens subterrâneas ou viadutos para eliminação das cancelas. Consultado por O Diário, durante entrevista coletiva, o governador afirmou ontem que o Estado poderá ajudar a Cidade: "Vamos verificar. (...) O ideal é não ter realmente. Não ter cancela, ir eliminando. Então, pode-se fazer um projeto gradual para eliminá-las", afirmou.

Os detalhes sobre o projeto mencionado pelo governador deverão ser divulgados no próximo dia 30 janeiro, para quando está prevista a visita do presidente da CPTM a Mogi das Cruzes. Ele deverá vir à Cidade acompanhado de membros de sua diretoria técnica e apresentar os planos da estatal para Mogi. "O presidente Mário Bandeira concorda que não é mais possível haver porteiras em uma Cidade do tamanho da nossa. Nós estabelecemos uma parceria para acabarmos com as cancelas. O governador já deu essa autorização, para que juntos resolvamos os problemas das passagens de nível", comentou o prefeito Marco Bertaiolli.

Alckmin ainda fez questão de destacar os projetos de melhoria do transporte público ferroviário, que também beneficiarão as linhas que cortam o Alto Tietê. "Estamos priorizando a CPTM. Serão, ao todo, 98 trens novos. Em cada um, haverá oito carros. Então, teremos quase 700 carros novos. Também haverá a reforma de todas as estações, com acessibilidade. Teremos estações modernas, amplas. Também vamos diminuir o intervalo dos trens no horário de pico, de cinco para quatro minutos e depois para três. É um serviço importantíssimo", ressaltou.

Estações

Mogi das Cruzes deverá ter as quatro estações ferroviárias modernizadas pela CPTM. A estatal lançou edital para contratação dos projetos executivos das estações Estudantes, no Shangai, e Mogi das Cruzes, no Centro, sendo que ambas deverão ter obras de integração com os terminais municipais de transporte coletivo. Para os prédios de Jundiapeba e Braz Cubas ainda não foram lançados os processos licitatórios. A previsão é de que todas elas sejam remodeladas até 2014, prazo previsto no Termo de Ajustamento de Consulta (TAC) firmado entre a CPTM e o Ministério Público para garantir a acessibilidade de todas as estações mantidas pela estatal.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top