Na tentativa de fazer os sistema de transportes brasileiro voltar para os trilhos,o governo federal toca uma série de projetos, que pretendem baratear os custos logísticos, encurtar as distâncias e evitar contratempos comuns atualmente,como a perda de contratos pelo demora no embarque nos portos,e longas filas de caminhões à beira de rodovias que dão acesso a terminais portuários.
A Ferrovia Norte-Sul cortará o País desde o norte do Pará até o extremo sul do Rio Grande do Sul,servindo como corredor logístico. Dos 2 mil quilômetros previstos para sua sua extensão,apenas um trecho de 719 quilômetros,entre Açailândia,na divisa entre o Pará e o Maranhão,e Palmas,no Tocantins, está em operação,subconcedido à Vale, que o utiliza para transporte próprio de minério.
A Valec, estatal que constrói a Ferrovia, promete entregar até dezembro deste ano outro trecho, de 855 quilômetros, ligando Anápolis à capital de Tocantins,e em junho de 2014 os 983 quilômetros entre Ouro Verde (GO) e Estrela D"Oeste (SP).
Os três trechos finais da Ferrovia - entre Açailândia e o litoral do Pará,de Panorama SP) a Chapecó (SC) e de lá até Rio Grande (RS) ainda não têm data para sair do papel. O primeiro já possui Estudo de Viabilidade Técnica,Econômica e Ambiental,mas nos demais a elaboração ainda está em curso.
Nordeste - Na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) as obras avançam.O primeiro trecho, entre Ilhéus, no sul da Bahia,e Catité,no centro do estado,devem ser entregues pela Valec até o fim do ano que vem.O lote seguinte,até Barreiras,no oeste baiano também está em construção, mas as obras demorarão um ano a mais, previstas para serem finalizadas em dezembro de 2015.
"Seria muito bom se a Fiol já estivesse pronta,mas ela enfrentou obstáculos,como qualquer obra de engenharia civil,na sua execução", afirmou em serminário sobre logística o ministro dos Transportes,César Borges."Foi necessário rever todo o projeto básico,desenvolver o projeto executivo e atender às exigências do TCU (Tribunal de Contas da União) e do Ibama para,então, dar continuidade à obra",completou o ministro, ao justificar o atraso.
O trecho final,ligando Barreiras à Ferrovia Norte Sul,em Figueirópolis,no estado de Tocantins, já dispõe de Estudo de Viabilidade Técnica,mas deve ser concedido à iniciativa privada antes de sua construção.
Fonte: Jornal do Commercio
Publicada em:: 23/10/2013
A Ferrovia Norte-Sul cortará o País desde o norte do Pará até o extremo sul do Rio Grande do Sul,servindo como corredor logístico. Dos 2 mil quilômetros previstos para sua sua extensão,apenas um trecho de 719 quilômetros,entre Açailândia,na divisa entre o Pará e o Maranhão,e Palmas,no Tocantins, está em operação,subconcedido à Vale, que o utiliza para transporte próprio de minério.
A Valec, estatal que constrói a Ferrovia, promete entregar até dezembro deste ano outro trecho, de 855 quilômetros, ligando Anápolis à capital de Tocantins,e em junho de 2014 os 983 quilômetros entre Ouro Verde (GO) e Estrela D"Oeste (SP).
Os três trechos finais da Ferrovia - entre Açailândia e o litoral do Pará,de Panorama SP) a Chapecó (SC) e de lá até Rio Grande (RS) ainda não têm data para sair do papel. O primeiro já possui Estudo de Viabilidade Técnica,Econômica e Ambiental,mas nos demais a elaboração ainda está em curso.
Nordeste - Na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) as obras avançam.O primeiro trecho, entre Ilhéus, no sul da Bahia,e Catité,no centro do estado,devem ser entregues pela Valec até o fim do ano que vem.O lote seguinte,até Barreiras,no oeste baiano também está em construção, mas as obras demorarão um ano a mais, previstas para serem finalizadas em dezembro de 2015.
"Seria muito bom se a Fiol já estivesse pronta,mas ela enfrentou obstáculos,como qualquer obra de engenharia civil,na sua execução", afirmou em serminário sobre logística o ministro dos Transportes,César Borges."Foi necessário rever todo o projeto básico,desenvolver o projeto executivo e atender às exigências do TCU (Tribunal de Contas da União) e do Ibama para,então, dar continuidade à obra",completou o ministro, ao justificar o atraso.
O trecho final,ligando Barreiras à Ferrovia Norte Sul,em Figueirópolis,no estado de Tocantins, já dispõe de Estudo de Viabilidade Técnica,mas deve ser concedido à iniciativa privada antes de sua construção.
Fonte: Jornal do Commercio
Publicada em:: 23/10/2013
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