As antigas locomotivas da Rede Mineira de Viação (RMV) eram movidas à lenha,
mas em 1950 até 1960 foi a época da locomotiva movida a óleo, de origem
francesa. Elas eram conhecidas como “Irmã de Caridade”.
Em Formiga tinha em média 100 operários da RMV que mantinham a via férrea e faziam os pequenos consertos, era grande o tráfego de carga.
Os maquinistas mais conhecidos se tornaram uma lenda como o maquinista Placedino, Sebastião, Pedro Alves, “Tiradentes”, Altamiro, e o João “Doido”. Esse último era o mais famoso, devido ao lema por ele adotado: “O homem veio para morrer, e a máquina para correr”. Eles contavam também com auxiliares, como: Bijuca, Paulinho da Tiliu, e tantos outros.
As fotos relatam um grave acidente acontecido em uma curva entre as estações de Timboré e Bugius. Este trem estava carregado de areia e brita com destino a Lavras (10/08/1957).
Em Formiga tinha em média 100 operários da RMV que mantinham a via férrea e faziam os pequenos consertos, era grande o tráfego de carga.
Os maquinistas mais conhecidos se tornaram uma lenda como o maquinista Placedino, Sebastião, Pedro Alves, “Tiradentes”, Altamiro, e o João “Doido”. Esse último era o mais famoso, devido ao lema por ele adotado: “O homem veio para morrer, e a máquina para correr”. Eles contavam também com auxiliares, como: Bijuca, Paulinho da Tiliu, e tantos outros.
As fotos relatam um grave acidente acontecido em uma curva entre as estações de Timboré e Bugius. Este trem estava carregado de areia e brita com destino a Lavras (10/08/1957).
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