Hoje seria um dia de festa em Lavras, mas o descaso e o abandono de um patrimônio historio impede qualquer manifestação, a não ser de descontentamento
Imagem extraída do acervo de Renato Libeck |
A data de hoje, 17 de setembro, teria que ser uma data festiva para Lavras, isso porque este dia marcou o início do desenvolvimento da cidade, sobretudo para a Zona Norte do município. Há exatamente 119 anos chegava a Lavras o primeiro comboio da construção da Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas, rumando depois para Carrancas e seguindo para Barra Mansa, onde se encontrou com a Estrada de Ferro Central do Brasil.
No meio da tarde do dia 17 de setembro de 1894, às 15h, ouviu-se pela primeira vez na cidade o apito de uma locomotiva, que foi recebida com muita emoção pelos lavrenses. Na ocasião falaram em nome da comunidade o alferes José Sylvio do Amaral, que saudou a Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas, representada pelos senhores: Randolpho Paiva, Antônio Francisco Rocha e Joaquim Braga.
Hoje a estrada de ferro praticamente não existe e as construções suntuosas, estão em ruínas. Para quem trabalhou na estrada de ferro a visão é desoladora, principalmente para aqueles que moram na Zona Norte, onde a ferrovia levou desenvolvimento. Os moradores daquela região assistiram a ascensão e a queda da ferrovia.
Os sons das locomotivas, os apitos, a fumaça das caldeiras e a movimentação durante a madrugada com a chegada e partida dos trens de passageiros, tudo isso ficou na saudade. Saudade que poderá ser amenizada no mês de aniversário de Lavras, isso porque a Secretaria Municipal de Cultura, estará promovendo uma exposição de fotografias e de materiais relacionados a ferrovia e como não poderia deixar de ser, a exposição será na Zona Norte da cidade, num anexo do Supermercado GF, que aceitou a parceria com a administração.
Além da direção do Supermercado GF, outro voluntário deve ser destacado: Luiz Carlos de Souza, supervisor de manutenção de locomotivas de Lavras e aposentado. Luiz se prontificou em participar da montagem da exposição, cedendo material e se responsabilizando pela mostra, isso sem remuneração e sem vínculo com a Prefeitura.
A exposição que contará a história da ferrovia em Lavras vai abrir no dia 7 de outubro e se estenderá até o dia 20, no anexo do Supermercado GF, na Zona Norte da cidade. A exposição será com entrada franca.
Postar um comentário
Postar um comentário