Durante quase 2 anos o projeto Memória Ferroviária catalogou todas as locomotivas a vapor que restaram no Brasil. As equipes – formadas por pesquisador e fotógrafo – percorreram todo o país. Foram mais de 40 mil quilômetros de avião e 25 mil quilômetros rodados de carro, chegando a lugares extremos como Parnaíba, no Piauí, e Guajará-Mirim, em Rondônia. Foram localizadas 419 locomotivas a vapor em 190 cidades de 20 estados, além do Distrito Federal.
Propriedade de ferrovias, portos, fazendas, armazéns e usinas – as locomotivas a vapor testemunharam parte importante da história do Brasil no extenso período que vai desde Mauá, até a introdução maciça do transporte por automóvel. Fizeram parte dos ciclos econômicos do período, a começar pelo café em São Paulo; trouxeram os imigrantes do porto de Santos para o Planalto paulista; movimentaram cana nas usinas do Nordeste brasileiro e do Norte fluminense; levaram e trouxeram políticos e empresários entre o Rio e São Paulo; viabilizaram as jazidas de ferro de Minas Gerais e introduziram o Brasil no mundo moderno.
O projeto Memória Ferroviária foi desenvolvido pela Notícia & Cia., em parceria com a Revista Ferroviária. O resultado final do trabalho é a edição do livro Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil - o primeiro levantamento completo do acervo constituído pelas locomotivas a vapor utilizadas nas ferrovias brasileiras nos 100 anos que vão da segunda metade do século XIX a meados do século XX.
Na forma de registro comentado e ilustrado, o Inventário é um livro de arte sobre o patrimônio ferroviário brasileiro; uma obra de referência com dados primários para o trabalho de estudantes e pesquisadores da história brasileira; e um inventário para os organizadores de futuros museus ferroviários.
Cada locomotiva foi localizada e fotografada no estado em que se encontrava na época da pesquisa. Todas as máquinas catalogadas terão uma ficha técnica com as características do equipamento. O livro tem ainda um artigo técnico sobre a evolução da tecnologia a vapor. Alguns grupos de locomotivas também foram destacados na parte inicial da obra, em função de sua situação histórica.
O inventário das Locomotivas a Vapor no Brasil é uma obra de 304 páginas com mais de 600 fotos e ilustrações. É um livro bilíngüe, editado em português e inglês, e foi lançado na feira Negócios nos Trilhos 2006, em São Paulo.
Postar um comentário
Postar um comentário