A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
Home
»
»Unlabelled
» Histórico da Linha que liga perdões a carrancas:
About Author

Advertisement

Recent Posts
- A França Nunca Saiu da África – O Colonialismo Que Mudou de Rosto"06 May 20250
"A África foi declarada independente. Mas… será que foi mesmo? Décadas após o fim do colonialismo fo...Read more »
- A África que Desperta: Da Coleira Colonial à Força Autossuficiente03 May 20250
PUBLICAÇÃO EM PORTUGUÊSImagine um leão majestoso, nascido para reinar sobre as savanas, acorre...Read more »
- O Leão Acordou: África Rompe as Correntes e Desafia o Neocolonialismo Francês03 May 20250
Você já se perguntou por que tantos países africanos continuam em crise mesmo décadas ap...Read more »
- Linha do tempo da colonização à independência “formal”03 May 20250
A verdadeira independia está nascendo agora com o ac...Read more »
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário
Postar um comentário