Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Estação de São Vicente de Minas - 100 anos de História
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Em silêncio, a centenária estação de São Vicente de Minas aguarda por um futuro melhor. Ela que já permitiu tantas partidas e chega...


Em silêncio, a centenária estação de São Vicente de Minas aguarda por um futuro melhor.
Ela que já permitiu tantas partidas e chegadas, sonhos, encontros, alegrias, esperança e tantos outros sentimentos que só uma estação ferroviária conhece. Dali muitos partiam para Barra Mansa, estado do  Rio de Janeiro, atrás do trabalho que as várias indústrias daquela cidade oferecia, outros embarcavam  para cidades vizinhas usando o Trem Mineiro diariamente como transporte intermunicipal. Isso já foi uma realidade, o Trem Mineiro partia, um de Ribeirão Vermelho - MG para Barra Mansa - RJ e outro, de Barra Mansa - RJ para Ribeirão Vermelho MG todos os dias e ambos passavam por esta estação que acaba de completar seu centenário.


Quando o Trem Mineiro estava chegando a cidade de São Vicente de Minas, vindo de Barra Mansa RJ, a grande curva antes da chegada ao pátio permitia ver a estação de longe. Na foto acima, tirada da estação, é possivel ver parte dessa longa curva e onde está a terra vermelha, naquele tempo, havia uma grande horta, com muita variedade de verduras e legumes, que pertencia a um laticíneo que ali funcionava.




O muro ao fundo da estação ainda guarda os simbolos da RFFSA.


A placa com o número de patrimônio da RFFSA ainda está lá junto com a etiqueta da concessionária FCA que põe a etiqueta mas não trata com o devido respeito e importância o patrimônio o qual é responsável.
Quem sabe um dia poderemos ver novamente um trem de passageiros chegando ao pátio de São Vicente de Minas, como na foto abaixo, pois nos dias atuais só nos resta dizer: Parabéns a você, por ainda estar de pé!
Texto e fotos: Anderson Nascimento

Foto: Site CFVV

O Município de São Vicente de Minas

São Vicente de Minas é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas e Microrregião de Andrelândia e localiza-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 299 km. Ocupa uma área de 392,067  km², sendo 1,6859 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2011 era de 7 073 habitantes, sendo então o 464º mais populoso do estado mineiro.
A sede tem uma temperatura média anual de 20,7°C e na vegetação do município predomina a mata atlântica. Com uma taxa de urbanização da ordem de 88,4%, o município contava, em 2009, com oito estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,769, considerando como médio em relação ao estado.
Na área da cultura e lazer, destaca-se na realização de diversos eventos anuais, como o Carnaval de São Vicente de Minas, em fevereiro ou março, ou a Festa de São Vicente Ferrer, realizada em abril. Possui ainda alguns atrativos turísticos de valor cultural ou histórico, como a Igreja Matriz de Vicente Ferrer ou os componentes da Fazenda do Espírito Santo. A culinária também tem grande relevância, tendo destaque principalmente na produção de queijos finos.
Desde 1888 o município é cruzado por uma ferrovia, que até 1931 era de responsabilidade da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Durante as décadas seguintes passou a ser propridade de outras três ferrovias, até ser abandonada, quando era liderada pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). A estação ferroviária de São Vicente de Minas foi inaugurada em 1912, porém está desativada.

Parte da viagem do Trem Mineiro passando por São Vicente de Minas.
Fonte: youtube

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top