CFVV CFVV Author
Title: SP e Porto Alegre serão parceiros no projeto de metrô
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
07/06/2012 - Jornal do Comércio O metrô de Porto Alegre contará com a cooperação técnica do governo do Estado de São Paulo, responsável pel...
07/06/2012 - Jornal do Comércio

O metrô de Porto Alegre contará com a cooperação técnica do governo do Estado de São Paulo, responsável pela implantação e gestão desse tipo de transporte na capital paulista, onde o serviço é utilizado diariamente por 7,2 milhões de passageiros. A parceria foi encaminhada pelo prefeito José Fortunati, em reunião com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Companhia do Metropolitano - Metrô, Peter Walker.

"Estamos buscando a cooperação com São Paulo, especialmente nas áreas de engenharia e operação", destacou o prefeito, em nota. A intenção é criar uma troca permanente de informações, buscando a experiência e os conhecimentos acumulados pelo governo paulista. "Temos que aprender as lições com quem já realizou essa importante obra, para tornar mais eficientes os processos e minimizar os problemas que possam surgir durante a implantação do metrô".

Nas áreas de cooperação, estão previstos estudos topográficos, geológicos e de interferências, além da finalização dos projetos executivos, execução de obras do túnel do metrô, instalação de sistemas, como de telecomunicações, hidrossanitários, sinalização e controle.

"Além do consistente banco de dados que cederemos imediatamente a Porto Alegre, vamos avançar buscando garantir um acompanhamento mais de perto do projeto, trocando ideias, experiências e tecnologias", disse Jurandir Fernandes. Os detalhes e a formalização da parceria serão discutidos entre os órgãos nas próximas semanas.

O Metrô de Porto Alegre está baseado em um modelo de integração com o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) e com o Trem Metropolitano (Trensurb), sendo uma ação estruturante não apenas para a Capital, mas para toda a Região Metropolitana. Com extensão de 14,88 quilômetros, a Fase 1 de implantação do metrô terá 13 estações, distribuídas entre o Centro Histórico e a Fiergs, na Zona Norte.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top