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Title: ENTIDADES QUE DEFENDEM O TRANSPORTE FERROVIÁRIO MANIFESTAM-SE NA ANNT
Author: CFVV
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[FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES] - Contato enviado pelo site Mensagem enviada dia:  18/7/2013  às  12:03:15(hs) Uma men...


[FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES] - Contato enviado pelo site
Mensagem enviada dia: 18/7/2013 às 12:03:15(hs)
Uma mensagem foi enviada por um usuário ao Portal da ANTT - Agência Nacional dos Transportes Terrestres utilizando-se do formulário de contribuições do portalhttp://www.antt.gov.br.
Seguem os dados da mensagem:
Identificação do usuário e dados da Mensagem:
Nome:
Francisco Oliveira
Interessado:
Entidade de representação dos usuarios de serviço de transporte
E-mail:
Tipo Pessoa:
PJ
CPF:
104.728.606-82
Empresa:
ONGtrem - Transporte e Ecologia em Movimento
CNPJ:
07.209.400/0001-50
Cargo:
Diretor-presidente
DDD/Telefone:
Endereço:
Rua Funchal, 219
Estado:
MG
Cidade:
Belo Horizonte
CEP:
31.310-440
Item, artigo, cláusula:
Concepção do projeto, traçado
Contribuição:
A estrada de ferro BH-Candeias deve ser projetada para transportar passageiros, além de carga
Justificativa:
POR QUE AS NOVAS FERROVIAS TÊM QUE TRANSPORTAR PASSAGEIROS? 1) Porque representam investimentos vultuosos financiados pelo BNDES, que usa recursos públicos, que são pagos pelos contribuintes, via impostos ou aumento da dívida interna. A implantação de trens de passageiros é uma obrigação governamental, em contrapartida a imensa carga tributária paga pela população, e pelos imensos benefícios que cria; 2) Porque o transporte ferroviário de passageiros reduz a quantidade de acidentes nas rodovias. Os sistemas de sinalização e operação ferroviária atuais têm possibilitado índices de segurança superiores aos do transporte ferroviário, como por exemplo o trem bala japonês e o TGV francês; 3) Porque os trens de passageiros reduzem em 80% a emissão de gases de efeito estufa, hidrocarbonetos e material particulado, por passageiro/km, em relação ao transporte rodoviário por automóveis; 4) Porque os trens de passageiros reduzem o consumo de petróleo, e a necessidade de importação de gasolina. As locomotivas ou carros de tração podem consumir biodiesel, a ser produzido ao longo das próprias ferrovias; 5) Porque o transporte de passageiros é mais confortável, agradável e sociabiliza as pessoas; 6) Porque os trens de passageiros ampliam e estimulam o turismo interno, de brasileiros e estrangeiros, o qual é a atividade que mais gera renda e empregos; 7) Porque os trens de passageiros possibilitam a integração com outros modais de transporte, como os ônibus intermunicipais e interestaduais, o automóvel e a bicicleta, aumentando a mobilidade da população nas áreas de influência da ferrovia; 8) Porque o transporte de passageiros melhora a viabilidade econômica da estrada de ferro. Haverá pequeno aumento percentual do investimento, pois os raios de curva terão que ser maiores – 500 m, mas pode-se aumentar o greide de 1% para 1,5% ou 2% , além disso os trilhos podem ser TR 57, usados nas ferrovias atuais que transportam minério de ferro. As estações de passageiros podem ser construídas pelos estados ou municípios. A manutenção da via permanente será paga também pelos operadores de trens de passageiros, permitindo redução nos valores dos fretes; 9) O transporte de passageiros agrega diversas receitas operacionais: tarifas regulares, fretamento de trens, venda de alimentos, bebidas a bordo, encomendas e pequenos pacotes, tarifas turísticas em convênios com hotéis, e várias outras.
Mensagem enviada pelo site http://www.antt.gov.br/




[FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES] - Contato enviado pelo site
Mensagem enviada dia: 11/7/2013 às 13:04:31(hs)
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Identificação do usuário e dados da Mensagem:
Nome:ONG Movimento Nacional Amigos do Trem
Interessado:Outro
Outro interessado:
E-mail:amigosdotrem@ig.com.br
Tipo Pessoa:
PJ
CPF:
852.146.046-53
Empresa:
CNPJ:
Cargo:
DDD/Telefone:
3299611463
Endereço:
Rua Salvador Notaroberto n.º 9
Estado:
MG
Cidade:
Juiz de Fora
CEP:
36.081-420
Item, artigo, cláusula:
Horizonte/MG e Candeias/BA.
Contribuição:
Contribuir para um ferrovia que possa atender o transporte de cargas e passageiros, visando atender a importância da mobilidade urbana no Brasil.
Justificativa:
O Brasil vive um momento importante e histórico nas mudanças da valorização do transporte público, seja ele de cargas ou principalmente passageiros. Na atua situação da dificuldade de locomoção de pessoas nos centros urbanos ou de cidade para cidade a nível regional e até mesmo nacional. Não se justifica mais o poder público federal, estadual ou municipal, construir ferrovias somente para atender o transporte de cargas, e pior, somente para transporte de grandes cargas e grandes empresas. Temos que ter sim uma política séria de transporte ferroviário para o Brasil, a exemplo de dezenas de países, que tem seus trens passando no centros urbanos, com apoio da população, porque na verdade a ferrovia atendem a todos. Este projeto é muito importante, mas de que, atenda o interesse público para o de cargas mistas de todas as empresas instaladas na área de abrangência do projeto, para que tenha o transporte de pessoas nas cidades por onde a ferrovia vai passar. O Brasil não podemos mais pensar em ferrovias, sem pensar no transporte de pessoas pela mesma, é inadmissível isto.
Mensagem enviada pelo site http://www.antt.gov.br/ 




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Mensagem enviada dia: 10/7/2013 às 23:19:44(hs)
Uma mensagem foi enviada por um usuário ao Portal da ANTT - Agência Nacional dos Transportes Terrestres utilizando-se do formulário de contribuições do portalhttp://www.antt.gov.br.
Seguem os dados da mensagem:
Identificação do usuário e dados da Mensagem:
Nome:
André Tenuta
Interessado:
Outro
Outro interessado:
ONG
E-mail:
Tipo Pessoa:
PJ
CPF:
140.055.306-72
Empresa:
Instituto Cidades
CNPJ:
03.599.269/0001-24
Cargo:
Presidente
DDD/Telefone:
Endereço:
Rua Chile 37 - Cariru
Estado:
MG
Cidade:
Ipatinga
CEP:
35.160-090
Item, artigo, cláusula:
Uso social do empreendimento
Contribuição:
Consideramos que este projeto não contempla o transporte de passageiros em suas premissas. A orientação de procurar passar longe das cidades dificulta propositadamente o acesso e uso compartilhado carga-passageiros. Não estão previstas estações ao longo do trajeto. Pelo mesmo motivo o projeto parece não se interessar pela coleta de cargas ao longo do trajeto. Portanto este empreendimento não induzirá o desenvolvimento de atividades produtivas ao seu longo.
Justificativa:
Não dá mais para aceitar a ladainha maldosa das atuais concessionárias de que transporte de passageiros é incompatível com transporte de cargas. Esta mentira tem sido aceita e reproduzida por órgãos como a ANTT, e o resultado é a ditadura das concessionárias, que só transportam o que lhes interessa. A carga de varejo e os passageiros foram todos jogados nas rodovias, desde o dia seguinte das concessões, e de lá nunca mais saíram. Não podemos permitir que isto continue assim. O que importa não é carga – é gente. Qualquer empreendimento, principalmente os desta monta, só tem sentido se atender a população como um todo, e não apenas os eternos beneficiários. Não se pode aceitar que a população não se beneficie diretamente deste empreendimento. O Brasil andou para trás durante décadas. Desfez do patrimônio ferroviário que tinha, e ainda maltratou toda a sua população. Gerações de brasileiro s nunca mais andaram de trem. Transporta-se minério e soja na segurança das ferrovias, e joga-se pessoas nas rodovias. Temos de rever as prioridades, deste desenvolvimento que tem sido apenas econômico.
Mensagem enviada pelo site http://www.antt.gov.br/




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Identificação do usuário e dados da Mensagem:
Nome:
Francisco Oliveira
Interessado:
Entidade de representação dos usuarios de serviço de transporte
E-mail:
Tipo Pessoa:
PJ
CPF:
104.728.606-82
Empresa:
ONGtrem - Transporte e Ecologia em Movimento
CNPJ:
07.209.400/0001-50
Cargo:
Diretor-presidente
DDD/Telefone:
Endereço:
Rua Funchal, 219
Estado:
MG
Cidade:
Belo Horizonte
CEP:
31.310-440
Item, artigo, cláusula:
Concepção do projeto, traçado
Contribuição:
A estrada de ferro BH-Candeias deve ser projetada para transportar passageiros, além de carga
Justificativa:
POR QUE AS NOVAS FERROVIAS TÊM QUE TRANSPORTAR PASSAGEIROS? 1) Porque representam investimentos vultuosos financiados pelo BNDES, que usa recursos públicos, que são pagos pelos contribuintes, via impostos ou aumento da dívida interna. A implantação de trens de passageiros é uma obrigação governamental, em contrapartida a imensa carga tributária paga pela população, e pelos imensos benefícios que cria; 2) Porque o transporte ferroviário de passageiros reduz a quantidade de acidentes nas rodovias. Os sistemas de sinalização e operação ferroviária atuais têm possibilitado índices de segurança superiores aos do transporte ferroviário, como por exemplo o trem bala japonês e o TGV francês; 3) Porque os trens de passageiros reduzem em 80% a emissão de gases de efeito estufa, hidrocarbonetos e material particulado, por passageiro/km, em relação ao transporte rodoviário por automóveis; 4) Porque os trens de passageiros reduzem o consumo de petróleo, e a necessidade de importação de gasolina. As locomotivas ou carros de tração podem consumir biodiesel, a ser produzido ao longo das próprias ferrovias; 5) Porque o transporte de passageiros é mais confortável, agradável e sociabiliza as pessoas; 6) Porque os trens de passageiros ampliam e estimulam o turismo interno, de brasileiros e estrangeiros, o qual é a atividade que mais gera renda e empregos; 7) Porque os trens de passageiros possibilitam a integração com outros modais de transporte, como os ônibus intermunicipais e interestaduais, o automóvel e a bicicleta, aumentando a mobilidade da população nas áreas de influência da ferrovia; 8) Porque o transporte de passageiros melhora a viabilidade econômica da estrada de ferro. Haverá pequeno aumento percentual do investimento, pois os raios de curva terão que ser maiores – 500 m, mas pode-se aumentar o greide de 1% para 1,5% ou 2% , além disso os trilhos podem ser TR 57, usados nas ferrovias atuais que transportam minério de ferro. As estações de passageiros podem ser construídas pelos estados ou municípios. A manutenção da via permanente será paga também pelos operadores de trens de passageiros, permitindo redução nos valores dos fretes; 9) O transporte de passageiros agrega diversas receitas operacionais: tarifas regulares, fretamento de trens, venda de alimentos, bebidas a bordo, encomendas e pequenos pacotes, tarifas turísticas em convênios com hotéis, e várias outras.
Mensagem enviada pelo site http://www.antt.gov.br/




[FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES] - Contato enviado pelo site
Mensagem enviada dia: 19/7/2013 às 15:28:31(hs)
Uma mensagem foi enviada por um usuário ao Portal da ANTT - Agência Nacional dos Transportes Terrestres utilizando-se do formulário de contribuições do portalhttp://www.antt.gov.br.
Seguem os dados da mensagem:
Identificação do usuário e dados da Mensagem:
Nome:
Cesar Mori Junior
Interessado:
Entidade de representação dos usuarios de serviço de transporte
E-mail:
Tipo Pessoa:
PJ
CPF:
413.001.736-53
Empresa:
CFVV - Circuito Ferroviário Vale Verde
CNPJ:
12.196.636/0001-30
Cargo:
Presidente
DDD/Telefone:
(35)3013-4699
Endereço:
Rua francisco Sales 365 s/23
Estado:
MG
Cidade:
Lavras
CEP:
37.200-000
Item, artigo, cláusula:
Adequação da Ferrovia para Transporte de Passageiros. E repudio a nova resolução que perdoa sucateamento de trechos abandonados e autoriza retirada de trilhos...
Contribuição:
O Transporte Ferroviário de Passageiros é definidor da ocupação do espaço humano, tanto na questão urbana, quanto na questão regional. O uso intensivo de transporte ferroviário de média e longa distância tem ajudado os países europeus e do sudeste asiático a manter a competitividade com alta renda per capita. Esse fato se deve tanto por proporcionar um grande dinamismo ao facilitar as trocas, quanto pelo fato de ser suporte às políticas regionais que ajudam a manter ativas regiões deprimidas do ponto de vista econômico. Mais do que a criação de uma oferta para atender a demanda, o transporte ferroviário é estruturante de novas atividades econômicas. A ligação ferroviária entre as Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador passa por diversas cidades que possuem grande potencial de adensamento e podem colaborar por uma ocupação com mais qualidade de vida evitando o fenômeno de erosão econômica e humana que tem esvaziado algumas regiões enquanto faveliza as grandes cidades. Sobre o assunto veja estudos e resoluções do Ministério da Integração. Paralelamente, estamos vivendo uma epidemia de acidentes de trânsito que levou a Organização Mundial da Saúde a lançar o programa “Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020” e que no Brasil envolve o Ministério da Saúde e o Ministério dos Transportes. Os benefícios indiretos também são indiscutíveis já que promove a redução de emissão de poluentes e a redução de consumo de combustível fóssil e uma esperada redução das tarifas de carga em sintonia com os ministérios de Meio Ambiente e da Fazenda. Em Minas Gerais, a ferrovia em estudo atravessa importantes centros urbanos como Sete Lagoas, Cordisburgo, Curvelo, Corinto, Bocaíuva, Montes Claros, Janaúba e Monte Azul. O fenômeno se repete na Bahia.
Justificativa:
Assim, o que se procura é resgatar as ligações ferroviárias históricas que ajudaram a dinamizar importantes cidades no início do século XX e apresentar um moderno transporte ferroviário de passageiros, como adotado em toda a Europa, na China, no Japão, na Coréia, apenas para citar as regiões mais importantes. Esse transporte pode ter as características dos trens rápidos aceitos mundialmente, numa categoria logo abaixo dos TGV, ou Train à Grande Vitesse, que significa "Trem de Alta Velocidade". Especificamente, o subsídio apresentado são: Condicionantes sociais e ambientais equivocados são utilizados para retirar os trilhos das áreas urbanas e deverão ser retirados do projeto (veja como exemplo páginas 148 e 149 do Estudo de Engenharia, relatório 2, volume 1). No item 4.5.1, Parâmetro de Projeto, alterar a velocidade máxima de projeto de 80 Km/h para Velocidade de Projeto de 160 km/h com restrição de velocidade de 100 km/h em no máximo 10 % do itinerário no trecho entre Montes Claros e Sete Lagoas e entre Brumado e Candeias na Bahia. No trecho entre Montes Claros e Brumado a Velocidade de Projeto poderá ser de 120 km. Essa alteração permitirá a criação de uma ligação rápida entre Belo Horizonte e Montes Claros e entre Brumado e Salvador abaixo das quatro horas e uma ligação entre Belo Horizonte e Salvador capaz de ser realizada em uma noite de viagem. Na Matriz da Metodologia AHP com vetor de priorização, considerar o mercado de passageiros atual e o que se deseja desenvolver dentro de política regional para o setor considerado Na transposição de Montes Claros, considerar a escavação em trincheira e túnel reduzindo a distância mínima da atual Estação Montes Claros, ponto central, em no máximo 3 km e destinando o traçado atual para o transporte urbano de passageiros por VLT. Na transposição dos trechos urbanos de cidades com mais de 20.000 habitantes as estações não deverão estar a mais de 3 km da estação atual. Criar um novo eixo de transporte de passageiros com estações de primeira grandeza nas cidades servidas por transporte de longa distância em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Curvelo, Corinto (integração com Pirapora), Montes Claros e Janaúba. Estações de segunda grandeza deverá ser considerada nas cidades acima de 20.000 habitantes, ou a cada 100 km, visando o transporte regional alimentador. CFVV SUL DE MINAS
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