Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: ANTT assina convênio de estudos ferroviário no RS
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
A rotunda de Cruz Alta foi construída possivelmente nos anos 1930 ou 40. Fica no pátio da estação do mesmo nom...

A rotunda de Cruz Alta foi construída possivelmente nos anos 1930 ou 40. Fica no pátio da estação do mesmo nome, na linha Santa Maria-Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul.
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Jorge A. Ferreira).

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinou dia 20/09 um convênio de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para que a associação faça o levantamento, identificação, documentação e cadastro de material rodante, oficinas e rotundas de valor histórico existentes no estado do Rio Grande do Sul. O termo de cooperação tem valor de R$ 386,8 mil e foi assinado na sede da ABPF, na antiga Estrada de Ferro Mogiana, em Campinas (SP).


Os estudos iniciaram em setembro e os resultados serão entregues no final de janeiro de 2013.  Segundo Sérgio Alves, chefe de gabinete da ANTT, o resultado desse levantamento servirá de base para futuros projetos de intervenção destinados à preservação, revitalização e valorização desse patrimônio. “Preservar a história das ferrovias é uma missão da ANTT”, lembrou.  Alves informou que o próximo passo da agência é ampliar o estudo para outros estados brasileiros. 


A ABPF é uma entidade que tem como missão promover o resgate e a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro, para levantar o patrimônio histórico de ferrovias.

 Revista Ferroviária

02 out 2012


Cruz Alta - Festa Farroupilha 

 

 

Cruz Alta - Rio Grande do Sul

Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a 277 km de Porto Alegre.  

População: 80 mil habitantes.

 Festa do Movimento da Revolução  Farroupilha dia 20 de Setembro 

no centro da cidade de Cruz Alta.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top