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Title: CARLOS ANTONIO PINTO COLABORADOR DO CFVV APRENSENTOU EM SEMINÁRIO A (Intermodalidade) pense nisso!
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CARLOS ANTONIO PINTO - EX-MAQUINISTA E PESQUISADOR FERROVIÁRIO POR PAIXÃO. HÁ 15 ANOS VENDE SUA PROPOSTA DE BUSCAR O MELHOR CAMINHO PAR...


CARLOS ANTONIO PINTO - EX-MAQUINISTA E PESQUISADOR FERROVIÁRIO POR PAIXÃO. HÁ 15 ANOS VENDE SUA PROPOSTA DE BUSCAR O MELHOR CAMINHO PARA O MERCOSUL! UMA BRILHANTE IDEIA, QUE PODE RESOLVER OS PROBLEMAS DE ESCOAMENTO DA DE PRODUTOS EM MINAS GERAIS USANDO A FERROVIA E OS SERVIÇOS DA FCA, LIGANDO MINAS A SÃO PAULO ATRAVÉS DE BITOLA MISTA. O TRECHO PARTIRIA MAIS OU MENOS DE ANDRELÂNDIA PASSARIA POR ITUTINGA, PRÓXIMO A LUMINÁRIAS, VARGINHA, POUSO ALEGRE ATÉ CHEGAR A MOGI MIIRM.


Esta estrutura deveria estar servindo ao estado como principal meio de escoamento de protudos agríocolas, manufaturados e mesmo chagando a ser multicarga diminuindo a distancia de Belo Horizonte dos portos de Santos e sendo ainda o melhor caminho para o mercosul.
Por enquanto o trecho operacional da nova variante vai de EHF (Horto Florestal ao km 651(próximo aos pilares abandonados da ferrovia do aço) na divisa de Belo Horizonte com Sabará.

Carlos nos procurou pedindo apoio para sua ideia no inicio deste ano, a qual foi vista como uma excelente saída para o transporte de cargas no estado, uma vez que também nos preocupamos com este modal. Ficamos admirados pelas vantagens que esta proposta trás com a integração de Minas e São Paulo inclusive pela possibilidade de se colocar algum trem de passageiros entre as grades de horários. Depois de sua apresentação no seminário que foi realizado na UFLA, o Diretor institucional da FCA, José Osvaldo Cruz o recebeu em Belo Horizonte para que pudessem aprofundar mais sobre esta proposta e poderem avançar mais nesta ideia. A FCA atualmente para chegar ao porto de Santos, da uma volta gigantesca pelo norte de Minas e triangulo mineiro de + ou - 1.600 km para chegar Campinas e descer até Santos. 



Esta nova rota que não chegaria a 250 quilômetros, reduziria o custo das operações da FCA, que atingiria o porto em bem menos tempo. O CFVV tem tanto interesse nos trens de passageiros quando na melhoria do transporte de carga pela ferrovia. Pois sabemos que isto reduziria o custo Brasil de forma geral e lançaria o estado de Minas na vanguarda do transporte no País. A operadora ferroviária FCA - Ferrovia Centro Atlântica hoje com o nome de VLI,  mostrou-se bastante interessada nesta proposta de intermodalidade, no entanto, carece de recursos para desenvolver este projeto. Aguarda as negociações com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, que detém os 133 bilhões de investimentos do Governo federal em transportes e logística no Brasil. Negociações que provavelmente irão alterar as consessçoes de transporte no Brasil.
A proposta de Carlos A. Pinto é muito interessante, resgata um projeto importante que foi interrompido a décadas e uni vários estados pelos trilhos, valorizando e aumentando o livre comércio entre os estados do sudeste e do sul do Brasil, dando uma enorme contribuição ao MERCUSUL. A ideia básica seria continuar a ferrovia do aço próximo a Andrelândia, cortando o sul de Minas e chegando até Mogi mirim, se apoiando em um terceiro trilho que daria mais mobilidade entre bitolas mistas a esta ferrovia, unindo São Paulo e Minas ao resto do Sul do Brasil e a partir dai, para o MERCOSUL.

RETRATO DO ABANDONO DE UMA FERROVIA EXTRAMENTE IMPORTANTE PARA O ESTADO DE MINAS





















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