Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: 1º Fórum de Contêineres
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
Data: 22 e 23 de novembro de 2012 Local:  Pavilhão Azul, Expo Center Norte, Santana - São ...



Data: 22 e 23 de novembro de 2012


Local:  Pavilhão Azul, Expo Center Norte,

Santana - São Paulo, SP


Fórum de Contêineres discute eficiência

 na movimentação de cargas no país 


Com foco em segurança, produtividade e redução de custos na movimentação de cargas conteinerizadas, a IBC promove em São Paulo o 1º. Fórum de Contêineres, nos dias 22 e 23 de novembro. O fórum acontece durante a feira Transpoquip Latin America e tem por objetivo avaliar e discutir as variáveis que incidem no desempenho dos processos logísticos de cargas em contêineres. Participam representantes da Antaq, CBC, BTP, Portonave, Santos Brasil, Libra Terminais, Hamburg Süd, Tecondi e do Gaesi da Escola Politécnica da USP, entre outros.

Encomendado pela Abratec e recém-divulgado pelo ILOS, o estudo "Portos 2021 - Avaliação de Demanda e Capacidade do Segmento Portuário de Contêineres no Brasil" indica que a carga transportada por contêineres nos portos brasileiros vai dobrar em dez anos. O setor tende a crescer 7,4% ao ano entre 2012 e 2021, e a alta será acompanhada por um aumento de capacidade suficiente para atender a demanda no período. Os investimentos para acompanhar o crescimento do mercado podem superar R$ 10 bilhões nos terminais de contêineres.

Na abertura do fórum, o contexto internacional do tráfego de carga em contêineres será apresentado pelo delegado do Porto de Le Havre para Mercosul e Chile, Jean-Pierre Bernard, enquanto o panorama nacional ficará a cargo do gerente de regulação portuária da Antaq, Fernando José de Pádua Costa Fonseca. As análises serão complementadas pela opinião do diretor executivo de operações e terminais da Hamburg Süd Brasil, José Antonio Cristóvão Balau.

A aposta no processo de industrialização nacional e os respectivos investimentos nos terminais de contêineres serão discutidos pelo diretor presidente da BTP, Henry James Robinson, pelo diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, pelo diretor comercial da Santos Brasil, Mauro Salgado, e pelo diretor de engenharia e tecnologia da Libra Terminais, João Pedro Rotta.

O evento ainda discutirá os benefícios, desafios e soluções intermodais para o transporte de contêineres, e aspectos tecnológicos relacionados à segurança, rastreabilidade e gestão dos pátios de contêineres. O risco sistêmico nas operações portuárias e as soluções para minimizá-lo serão temas desenvolvidos pelos pesquisadores Robson Barbosa e Caio Fernando Fontana, ambos do GAESI – Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais da Escola Politécnica da USP.

O 1º. Fórum de Contêineres é uma iniciativa da IBC em parceria com o GAESI da Escola Politécnica da USP, e apoio de diversas entidades do setor.

 As informações sobre o encontro estão no site  

www.informagroup.com.br/conteineres 

e na Central de Atendimento, pelo 

telefone  (11) 3017-6808.

Transpoquip reúne 160 empresas 

 

 

 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top