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Title: O abandono das ferrovias em Minas Gerais! Até Quando?
Author: Anderson Nascimento
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  De nada adiantou a placa da FCA, os trilhos aqui foram arrancados pela prefeitura de Raposos. Após 17 anos sob sua concessão, a Fer...
 
De nada adiantou a placa da FCA, os trilhos aqui foram arrancados pela prefeitura de Raposos.

Após 17 anos sob sua concessão, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) devolverá à União 3.800 quilômetros de estradas de ferro por falta de viabilidade econômica. Um dos trechos, entre Sabará e Miguel Burnier, com 84 quilômetros de extensão, está aos pedaços. Nestas duas últimas décadas, foi saqueado e sofreu com a falta de cuidados, segurança e manutenção, que estavam à cargo da FCA.


Trecho abandonado entre General Carneiro e Sabara. Notem ao fundo, Viaduto da ferrovia Vitoria a Minas.
É justamente este trecho que o Governo de Minas planeja utilizar para transporte de passageiros, com o Lote 3 do projeto TREM – Transporte sobre Trilhos Metropolitano. Neste lote será implantada a linha Belo Horizonte – Nova Lima – Conselheiro Lafaiete – Ouro Preto. Entretanto, será preciso investir muito mais dos cofres públicos do que o previsto para que a operação seja possível.
“Infelizmente, a condição atual dos trilhos inviabiliza o seu uso integral para o fluxo de trem de passageiros e demandará a troca da superestrutura (trilhos, dormentes, lastro e equipamentos de fixação)”, apontou o chefe de gabinete da Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana, Gustavo Horta Palhares. O valor das obras no trecho será definido até outubro deste ano, mas já é certo que o investimento será feito por meio de Parceria-Público Privada (PPP).

Estação de Sabará. Para esquerda o que sobrou do Ramal de Nova Era, para direita, linha para Miguel Burnier quase enterrada.
Ainda segundo Palhares, como a premissa inicial de aproveitamento da malha existente tem se mostrado inviável em grande parte dos trechos, a construção do sistema deverá demandar a ampliação de toda infraestrutura ferroviaria, com implantação, inclusive, de novas pontes, viadutos e um significativo volume de terraplenagem.
Passagem de nivel em Sabará. No meio do mato, logo a frente, esta a parada Mestre Roque.
Está no Edital

A situação de abandono da linha concedida à FCA contraria as regras do edital nº A-03/96/RFFSA, de 1996, de licitação da malha Centro-Leste, que apresenta as obrigações da concessionária vencedora da Licitação.
Dentre elas, a de número XIV aponta que o concessionário deve “zelar pela integridade dos bens vinculados à concessão, conforme normas técnicas específicas, mantendo-os em perfeitas condições de funcionamento e conservação, até a sua transferência à concedente (União) ou nova concessionária”.

Em Raposos, trilhos quase enterrados,no antigo leito, que agora virou rua.
Bem próximo da estação de Itabirito, o leito virou rua asfaltada.

Leito sem os trilhos, na passagem de nivel da Mg-440, em Engenheiro Correia, Ouro Preto.
texto;http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-abandono-das-ferrovias-em...
Fotos;https://maps.google.com.br/

Comentário: Até quando o povo brasileiro vai aceitar o descaso das concessionárias, aliado aos desmandos e incompetência de gestores públicos municipais, estaduais e federais? O país que a cada dia corre mais fora dos trilhos está cada vez mais perto de entrar em colapso. O custo disso tudo é fácil de sabe sobre quem repousa, O POVO, que não menos ignorante e passivo assiste tudo a margem, sem nunca dar um basta. Uma pena o POVO brasileiro sofrer de amnésia diante das urnas e "custar" tão pouco para seus representantes.

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