Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: EFT - Estrada de Ferro Tocantins
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Tucuruí, no sudeste do Pará, é muito conhecida pela Usina Hidrelétrica que movimenta não só a cidade, mas é responsável por 11% de toda ...

Tucuruí, no sudeste do Pará, é muito conhecida pela Usina Hidrelétrica que movimenta não só a cidade, mas é responsável por 11% de toda a energia consumida no território brasileiro. É a maior usina do país 100% nacional, só perde para Itaipu, operada em conjunto por Brasil e Paraguai. É lá que funcionam as duas gigantescas eclusas responsáveis por corrigir o desnível entre o rio e o lago de Tucuruí, permitindo a livre navegação.
 
Mas, por trás deste movimentado município de 100 mil habitantes se esconde uma história pouco preservada. A história da Estrada de Ferro Tocantins.
As obras iniciaram em 1895. O objetivo era ligar Alcobaça (antigo nome de Tucuruí) a Praia da Rainha, no município de Itupiranga em Goiás. A novidade atraiu um grande número de pessoas em busca de trabalho que encontraram pela frente três grandes obstáculos, a malária, os desníveis ocasionados pelas corredeiras e a grande quantidade de igarapés.
Na época com receio de invadir o terreno desconhecido da floresta, os engenheiros optaram em construir a estrada à margem do rio Tocantins. Esta escolha é apontada como responsável pelo fracasso da obra que, só em 1946, recebeu a primeira locomotiva, mais de 50 anos depois do início da construção.
Na década de 70, as operações foram definitivamente desativadas. A estação virou um mercado e o único registro deste tempo se encontra em frente ao Centro Cultural.
 
Estrada de Ferro Tocantins tinha aproximadamente 120 km de extensão.
Fonte http://blogs.ruralbr.com.br/naestrada/2013/07/

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top