Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Obras da Norte-Sul em TO serão concluídas em março
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
As obras da Ferrovia Norte-Sul estão 90% concluídas no estado de Tocantins, disse o ministro dos Transportes, César Borges, nesta quarta...

As obras da Ferrovia Norte-Sul estão 90% concluídas no estado de Tocantins, disse o ministro dos Transportes, César Borges, nesta quarta-feira (02/10), em Palmas (TO). “Pretendemos concluir os 10% restantes até março do próximo ano e também vamos fazer o ramal até Anápolis(GO)”, destacou o ministro. A afirmação foi feita durante sua participação no 1º Congresso da Indústria Tocantinense, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), pelo Sebrae(TO) e parceiros.
Em 2014, o governo pretende concluir a o trecho da ferrovia entre Ouro Verde (GO) e Estrela D’Oeste (SP). Com a conclusão desta obra, Tocantins estará ligado ao Porto de Santos e a toda a malha ferroviária do Sul e Sudeste do País. De acordo o ministro, essa ligação é muito importante, uma vez que a ferrovia já está conectada com a Estrada de Ferro Carajás e acessa o Porto de Itaqui (MA).
O ministro informou também que a intenção do governo é aumentar o uso da ferrovia para que seja um vetor de desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Ele deu destaque para a necessidade de melhorar a logística do país. “Não é correto transportar soja em cima de uma carroceria de um caminhão em mais de 2 mil quilômetros. Sai muito mais caro fazer aquelas filas intermináveis, estragando nossas rodovias. Então, essas cargas pesadas de longa distância têm que ser transportadas por ferrovias. Quando conseguir isso, haverá a redução do custo que hoje se perde na logística, porque ela é ineficiente no país”, declarou. Para o ministro, em breve, os três modais- rodoviário, ferroviário e hidroviário- estarão atuando em Tocantins. “Com a BR-153 duplicada, a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins, o estado estará muito bem servido”, concluiu.
Fonte http://www.revistaferroviaria.com.br

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top