Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Há 102 anos era inaugurado o serviço de bonde em Lavras MG
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Os bondes fizeram parte da história de Lavras, eles foram inaugurados em 1911 e serviram aos lavrenses por 58 anos, quando foram desativado...
Os bondes fizeram parte da história de Lavras, eles foram inaugurados em 1911 e serviram aos lavrenses por 58 anos, quando foram desativados em 1969.
Durante mais de meio século ele foi o mais importante meio de transporte de Lavras


 
 
Amanhã, segunda-feira, dia 21 de outubro, estará fazendo 102 anos que foi inaugurado a linha de bondes em Lavras, uma iniciativa do deputado Álvaro Botelho. O material para a implantação da linha foi encomendado da Alemanha, da Siemmens.
Os bondes pertenciam a Rede Mineira de Viação, foram instalados na administração do engenheiro Francisco Manoel das Chagas Dória e inaugurado na administração Carlos Euler. O serviço contava com uma linha de 3 quilômetros, ligando a Estação Municipal ao outro extremo da cidade.
Havia dois carros de passageiros, um reboque e um trole para transportar mercadorias e bagagens. A estação dos bondes foi edificada na praça Barão de Lavras e a garagem na distribuidora, onde hoje é o prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
A euforia da inauguração que representou um grande passo para o progresso de Lavras, levou a Câmara Municipal a denominar uma rua de Lavras de "21 de Outubro", o dia da inauguração do serviço de bondes. Outra homenagem foi a denominação de rua Chagas Dória, em agradecimento ao engenheiro Francisco Manoel das Chagas Dória.
Na ocasião da inauguração, fizeram uso da palavra os deputados federais: Álvaro Augusto de Andrade Botelho e Lamounier Godofredo, arrancando aplausos da multidão que compareceu à solenidade de inauguração. Apenas Belo Horizonte, Juiz de Fora e Lavras possuíam os serviços públicos de bondes em Minas Gerais.
 

Bonde em frente a Estação de Lavras MG - Na Linha Tronco Angra dos Reis RJ x Goiandira GO
 
Fonte.: Jornal de Lavras
 
 
Comentário: O que poderia ser um referencial à cidade nos dias atuais foi desativado por ordem e "visão" de algum "gênio" desses que somos obrigados a conviver no mesmo planeta.


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top