30/12/2010 - JusBrasil
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tirou nota 10 no primeiro dia de teste, realizado nesta quinta-feira (30), no percurso entre a Estação Central e a de Bebedouro. Até o final de janeiro, o transporte fará viagens experimentais em percursos curtos e em baixa velocidade, até que, de fato, o sistema seja implantado para o transporte de passageiros nas composições. A expectativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é de que em, no máximo, 90 dias o sistema comece a ser implantado.
Para o prefeito Cícero Almeida, que esteve na solenidade, ontem, e acompanhou a viagem experimental até a Estação de Bebedouro, com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, a implantação do VLT em Alagoas é a certeza de que existem pessoas compromissadas com o Estado.
"Um exemplo disso é o senador eleito Benedito de Lira que, como deputado federal, foi autor de várias emendas que garantiram a aprovação de recursos. Nós, da Prefeitura, apenas ficamos responsáveis por operacionalizar a implantação do VLT", declarou Cícero Almeida.
De fato, a Prefeitura de Maceió cumpriu todos os prazos acordados. Os vendedores da Feira do Passarinho foram relocados para áreas próximas até que sejam transferidos, em definitivo, para a antiga Ceasa. Além disso, várias pequenas obras que foram exigidas nas estações ferroviárias foram executadas.
O presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães, explicou que o percurso será aumentado aos poucos, dependendo do que acontecer no período de teste. Ele ressaltou que Alagoas é o primeiro estado onde o sistema começou a ser implantado. "Toda a parte de montagem e construção é brasileira e nordestina", ressaltou.
A previsão é de que, até dezembro de 2011, todas as oito composições estejam funcionando. Cada uma delas terá três carros com capacidade para transportar 562 passageiros.
Postar um comentário
Postar um comentário