Após reunião com moradores, a FCA se comprometeu a não retirar mais peças dos trilhos até que um estudo seja feito
Hellem Malta - Repórter - 3/06/2011 - 04:04
EUGÊNIO MORAES
A retirada dos trilhos da linha férrea coloca em risco o projeto turístico da Maria-Fumaça
A retirada de 47 peças dos trilhos que compõem a linha férrea que passa pelo distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, deixou moradores da região e o Departamento de Turismo da cidade preocupados. Eles temem que a medida inviabilize o projeto de implantação da Maria-Fumaça, que vai ligar o distrito até o município de Rio Acima.
A manutenção e a preservação do trecho, que está desativado, é de responsabilidade da Ferrovia Centro- Atlântica (FCA). Mas, segundo o presidente da Associação Comunitária de Honório Bicalho, Fausto Marques, a empresa começou a retirar os trilhos sem comunicar aos moradores. "Eles estão cortando os trilhos em barras de 12 metros e a retirada desse material pode prejudicar o projeto da Maria-Fumaça. Já fizemos um abaixo assinado para entregar ao Ministério Público", disse.
A Ferrovia Centro-Atlântica alega que trilhos estão sendo guardados para evitar roubo (Foto: Eugênio Moraes)
O coordenador de Relações Institucionais da FCA, José Osvaldo Cruz, informou que a retirada dos trilhos é feita para evitar que o material seja roubado. "Os seguranças da empresa que fazem a ronda no local notaram que o material usado para fixar os trilhos (placas e grampos metálicos) haviam sido roubados e alguns trilhos estavam soltos. Resolvemos retirá-los e armazená-los em uma pátio da FCA para evitar novos furtos, pois o material é caro", disse.
Uma reunião entre moradores, Departamento de Turismo de Nova Lima e representantes da FCA foi realizada na quinta-feira no Centro Paroquial de Nova Lima para tentar resolver o problema. Segundo a diretora do Departamento de Turismo da cidade, Renata Couto, após a reunião a FCA se comprometeu a não retirar mais peças dos trilhos até que o estudo de viabilidade técnica do projeto da Maria-Fumaça seja apresentado. Além disso, a FCA vai enviar ao órgão e à comunidade um ofício esclarecendo o motivo da retirada dos trilhos.
Postar um comentário
Ah sei. FCA, conta outra que essa foi muito boa. Guardar os trilhos? Só se for para guardar no bolso, né?
absurdo!!!!
Postar um comentário