CFVV CFVV Author
Title: ‘Trem das Sete’ da PF começa a ouvir indiciados
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
A Polícia Federal em Divinópolis já está ouvindo alguns dos 48 indiciados pela Operação Trem das Sete, que comprovou fraudes no processo de ...
A Polícia Federal em Divinópolis já está ouvindo alguns dos 48 indiciados pela Operação Trem das Sete,
que comprovou fraudes no processo de transposição da linha férrea de Itaúna e agora busca os autores.

Da Redação
BH-14/06/2011


Eugênio Pinto, prefeito de Itaúna:
ações sob a mira da Polícia Federal.

Meses depois de deflagrada, a Operação Trem das Sete da Polícia Federal continua evoluindo na vizinha cidade de Divinópolis, no Centro-oeste de Minas Gerais. A ação policial federal investiga empresas envolvidas no processo de transposição da linha férrea em Itaúna, inclusive, um contrato no qual já foram gastos quase R$ 2 milhões pela Prefeitura de Itaúna, na gestão do atual prefeito Eugênio Pinto (expulso do PT local).

Na segunda-feira, 13/06, algumas das 48 pessoas indiciadas começam a prestar seus depoimentos na Polícia Federal, em Divinópolis. Todas estariam supostamente envolvidas em fraudes nos processos licitatórios da Prefeitura de Itaúna.

Pegando o trem andando

A serviço do Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Trem das Sete”, que apreendeu documentos na Prefeitura de Itaúna, na terça-feira, 26/10/2010. A ação mexeu com a rotina da cidade e pela segunda vez, sob suspeita de fraude milionária, a administração Eugênio Pinto recepcionou a Polícia Federal em sua sede administrativa.

Vale lembrar que, na ocasião das buscas e apreensões da PF em Itaúna, o prefeito Eugênio Pinto e a “primeira dama” e também sua chefe de Gabinete, a “prefeitável” Íris Leia, usaram veículos da imprensa local pagos com dinheiro público (sobretudo, a TV Cidade) para minimizar a investigação policial federal. Ambos afirmaram equivocadamente à população itaunense, sob aval da emissora de tevê local, que tal ação investigativa teria sido realizada também em várias outras cidades, o que não procede.

Desvios de recursos públicos

De acordo com a PF, a Operação Trem das Sete investiga o desvio de recursos públicos de verbas itaunenses, num esquema de corrupção que envolveria a Prefeitura de Itaúna, mais sete empresas e segundo a PF, possivelmente, até funcionários do DNIT. Quando esteve na cidade, a PF informou que o inquérito foi instaurado, porque ficou comprovado que as empresas acusadas formavam um cartel. Mesmo assim, disputaram uma licitação pela Prefeitura de Itaúna como se fossem desassociadas.

A PF constatou vínculos comuns de diversos funcionários e proprietários destas empresas, o que leva a crer que as sete, são na realidade, apenas uma mesma empresa. Na ocasião, a PF recolheu documentos e deverá analisar os conteúdos e realizar indiciamentos, na tentativa de comprovar a culpabilidade de cada um dos participantes em mais este esquema de desvio de recursos públicos.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Federal em Divinópolis, após indiciamento dos suspeitos, o inquérito será encaminhado à Justiça Federal.

A Polícia Federal realizou mandados de busca e apreensão
na Prefeitura de Itaúna no dia 26/10/2010.

Busca e apreensão

A operação denominada “Trem das Sete” que investiga sete empresas envolvidas em um processo de transposição da linha férrea da cidade de Itaúna cumpriu em outubro de 2010, sete mandados de busca e apreensão no gabinete do prefeito da cidade, Procuradoria, Secretaria de Administração e de Finanças e também em um prédio comercial em Belo Horizonte e uma empresa do Paraná.

O noticiário MGTV (TV Integração/Globo regional) de 13/06 divulgou que o inquérito contém 27 volumes e mais de duas mil páginas. A emissora informou que, de acordo com o delegado Benício Cabral, houve dificuldade na busca de documentos do processo licitatório.

Fraude está comprovada

A tevê regional informou que Cabral acredita ter havido a atuação de uma organização criminal no processo. Além disso, o delegado confirmou que a fraude já está comprovada e agora a Polícia Federal trabalha para chegar aos responsáveis.

De acordo com informações da assessoria da Polícia Federal em Divinópolis, das 48 pessoas indiciadas, pelo menos dez já foram ouvidas somente na segunda-feira (13/06), cujos depoimentos duraram até o fim daquela tarde. Também foi informado que os trabalhos prosseguem na terça-feira (14/06) e devem se estender durante todo o dia.

Íntimo da Justiça

Desde que tomou posse em 2004, o prefeito de Itaúna Eugênio Pinto, responde a mais de 30 processos (grande parte por improbidade) na Justiça de Minas Gerais e tem sido alvo de constantes denúncias formais e informais, frente uma desastrosa administração pública que destruiu até mesmo a Praça Matriz da cidade.

Além da denúncia de severas irregularidades num contrato de quase R$ 7 milhões firmando com a empresa paulista Prescon Informática e Assessoria Ltda, denunciado posteriormente pelo MPE, cujo processo se encontra em curso no TJMG, recentemente, Eugênio Pinto foi também denunciado pela Promotoria de Justiça de Itaúna, após constatações de irregularidades em mais três contratos milionários firmados por sua administração.

Em breve estaremos divulgando mais informações sobre o "Trem das Sete".

* Com informações de MGTV (TV Integração/Globo).
- Fotos: Arquivo VF.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top