CFVV CFVV Author
Title: COMEÇA NESTA SEXTA FEIRA OS PREPARATIVOS PARA LIMPEZA E PINTURA DA LOCOMOTIVA BALDWIN 233 NA ZONA NORTE
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Locomotiva Baldwin 233 antes de perder as cores e muitos de seus acessórios O CFVV-Circuito Ferroviário Vale verde, Conselho de Patrimônio,...
Locomotiva Baldwin 233 antes de perder as cores e muitos de seus acessórios

O CFVV-Circuito Ferroviário Vale verde, Conselho de Patrimônio, Diretoria de Cultura de Lavras, Membros da sociedade e empresários, uniran-se para devolver à Locomotiva Baldwin da Praça José Esteves suas cores originais. Também fará parte do trabalho reconstruir suas Janelas de madeira, colocar os Vidros e devolver a iluminação original do local. Esta ação orquestrada pelo CFVV será coordenada pelo seu presidente com o apoio da sociedade e Prefeitura Municipal de Lavras, através da sua Diretoria de Cultura. Os trabalhos contarão com apoio dos membros da entidade, do Conselho Municipal de Patrimônio bem como simpatizantes e amantes da Ferrovia. A Locomotiva deverá ser lavada na Sexta Feira, portanto, um dia antes de começarmos os trabalhos de raspagem com lixas para retirar sujeiras, pichações e propagandas que fora ilegalmente afixadas no monumento, entre outras ações que antecedem os trabalhos. No sabado haverá mutirão para iniciarmos os trabalhos de pintura e a participação de ferroviários, profissionais doo ramo de pintura, carpintaria e lamternagem que queiram contribuir será muito bem vinda.

É uma demanda que vem a mais de um ano sendo cogitada, mas somente agora foi possível amadurecer a idéia e ganhar o apoio necessário para sua execução. A dificuldade é que o CFVV não tem ainda o Título de Utilidade pública, o qual deverá ser solicitado a Câmara municipal de lavras ainda este ano. Para que o ano que vem possamos enfim ter recursos municipais e quem sabe recursos estaduais, para que o CFVV possa executar suas ações independentemente. 


Hoje ela se encontra em condições precárias e necessitando de cuidados especiais:
Depois da Pintura e recolocação de algumas partes que faltam no equipamento como portas e janelas, a idéia é cercar o monumento com uma corrente e colocar placas, painéis contando um pouco da história desta Locomotiva, suas características, origem etc. Afinal um monumento dedicado a memória da Ferrovia que não conta sua origem ou sua história perde o seu significado. Por isto foi desrespeitado, pilhado, saqueado e serviu de moradia para mendigos, usuários de drogas e desocupados da cidade.

Depois desta operação resgate Maria Fumaça, a prefeitura deverá retomar o projeto de restauração e reestruturação da Praça José Esteves, nao sabemos a ordem exata das obras , mas o local deverá ganhar um novo projeto paisagístico coordenado pela Paisagista da Prefeitura Alessandra Silva. Então será o começo de uma nova vida para a zona Norte da Lavras, região que será beneficiada com mais este projeto da Prefeitura. As praças contam a história de nossas cidades, elas foram e ainda são o palco, o cenário ideial para onde se desenrolam romances, tramas, invações, ideias, tristezas, aventuras, politica, enfim... Onde foi escrito parte do nosso passado e ainda se screve no dia a dia, um pouco do nosso presente e do nosso futuro.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Anderson Nascimento disse... 7 de novembro de 2011 às 21:02

Bela iniciativa. Já era hora desse pedaço de história sobre rodas receber a atenção que merece. Estive lá recentemente e é urgente que se faça uma grande limpeza e a reforma. Essa locomotiva tem tanta história que daria pra encher a Estação da zona norte só com suas façanhas. Já comentei outras vezes, Lavras precisa cuidar mais de seu passado. E que a reforma da praça seja feita, mas com muito cuidado e critério para que as suas características principais não sejam perdidas, a começar pelos bancos, que com anuncios antigos mostram todo um charme particular.
Lavras, seu povo e todos aqueles que amam a ferrovia merecem mais essa obra da prefeitura.

 
Top