CFVV CFVV Author
Title: VLT de Recife faz viagem teste
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
19/07/2012 - Portal da Copa O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Recife fez uma viagem de teste, nesta quarta-feira (18.07), numa operaç...
19/07/2012 - Portal da Copa

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Recife fez uma viagem de teste, nesta quarta-feira (18.07), numa operação que envolveu a prefeitura, o governo de Pernambuco e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A operação foi realizada entre o Forte das Cinco Pontas para Cajueiro Seco e deste para o Terminal Integrado de Passageiros (TIP). A simulação começou às 14h, chegando ao ponto final em apenas 35 minutos, tendo percorrido cerca de 30 km. A previsão é que no segundo semestre o VLT esteja trafegando normalmente.

“Vimos hoje que esse projeto pode ter muito sucesso e facilitar a mobilidade da cidade não só durante os eventos da Copa. Sabemos que algumas parcerias precisam ser realizadas no intuito de melhorar a malha ferroviária, as estações e seus entornos e, faremos os devidos esforços para conseguir isso”, explicou Ana Cláudia Mota, assessora executiva da Secretaria da Copa do Recife.

“As vantagens do VLT frente aos antigos trens são, entre outras, as duas cabines opostas, o que suprime a necessidade de manobra para poder mudar o sentido do trajeto, a rapidez de resposta na hora da frenagem, a velocidade de resposta de aceleração e a estabilidade de velocidade”, disse Adriano Amorim, Assistente Operacional da CBTU.

Com capacidade para transportar 600 pessoas, com conforto de seis passageiros por metro quadrado, o veículo conta com local especial para cadeirantes, assentos marcados para idosos, gestantes e inclusive obesos, além de painel que informa a estação em que se está por escrito e em áudio, em português e em inglês, podendo alcançar com segurança a velocidade de 60km/h. O VLT conta ainda com cabine de melhor visibilidade e sistema de câmeras.

VLT de Recife
"Atualmente estamos fazendo demonstrações desse trajeto aos sábados, gratuitamente, para aproximar a população do novo equipamento, que deve entrar em operação em breve com a mesma tarifa atualmente praticada de R$ 1,60", conta Adriano Amorim.

“A idéia de colocar o VLT para operar até o TIP a partir da estação do Forte das Cinco Pontas surgiu pela centralidade dela, o que daria fácil acesso aos eventos e comércios do Recife Antigo e Bairro do Recife e ao Fan Fest da Copa do Mundo”, explicou Ana Suassuna, coordenadora do Plano de Mobilidade para a Copa, da Secretaria das Cidades de Pernambuco.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top