Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Minas Gerais ganhará mais uma máquina maria-fumaça
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
De "trem bão", "trem doido" e "trem de ferro" todo mineiro entende/Divulgação Trecho entre Rio Acima e No...
De "trem bão", "trem doido" e "trem de ferro" todo mineiro entende/Divulgação
Trecho entre Rio Acima e Nova Lima, na RMBH, será contemplado
Daniela Maciel
De "trem bão", "trem doido" e "trem de ferro" todo mineiro deve entender, pelo menos é o que diz a lenda. De tão integrados à cultura mineira, os trens fazem parte do linguajar e até do estereótipo que marca o cidadão que nasce em Minas Gerais. Relegadas a um longo período de ostracismo, várias linhas férreas começam a ter o valor histórico e a atividade de transportar pessoas recuperados. Com muito charme eles passam a fazer parte de roteiros turísticos.
O próximo a recuperar prestígio e tarefa de levar e trazer pessoas será o trecho entre Rio Acima e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Foi assinada no dia 13, entre as duas prefeituras, a autorização para a licitação para compra de uma máquina maria-fumaça e a recuperação do trecho de 5,3 quilômetros que liga as duas cidades.
De acordo com a secretária de turismo de Nova Lima, Renata Couto, a recuperação do trecho está orçada em R$ 4,6 milhões, divididos em partes iguais entre a prefeitura, responsável pela mão de obra e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), antiga concessionária da linha, que fornecerá o material. Outros R$ 1,1 milhão será destinado para a nova maria-fumaça. "O objetivo é estender a linha do Trem das Cachoeiras, que já opera em Rio Acima, até o distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima. Acreditamos no potencial do roteiro que será integrado ao circuito cervejeiro", explica Renata Couto.
Os trens turísticos são atrações muito queridas em muitos lugares do Brasil e faz todo o sentido que em Minas eles sejam recuperados e encham de charme os passeios pelas montanhas do Estado. A previsão é de que o trabalho na RMBH seja concluído em novembro e logo depois entregue à população e aos turistas. Além do resgate das raízes culturais da região, o projeto prevê o aproveitamento da mão de obra local.
"Essa linha já existiu no passado e retomá-la é também uma forma de valorizar a história de Honório Bicalho. Já estamos realizando um trabalho de qualificação da cadeia produtiva do turismo na região e apostamos que o trem será um fomentador de negócios, atraindo turistas de diferentes perfis, interessados no ecoturismo, no turismo histórico, no circuito da cerveja e no turismo de lazer", afirma a secretária de Turismo.
Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=minas_gerais_ganhara_mais_uma_maquina_maria-fumaca&id=133855

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top