Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Sem conservação, arquivo histórico em estação de Passos (MG) se deteriora
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Estação ferroviária de Passos está se deteriorando. (Foto: Reprodução EPTV / Luciano Tolentino)   Há 10 anos a antiga Estação Ferrovi...
Estação ferroviária de Passos está se deteriorando. (Foto: Reprodução EPTV / Luciano Tolentino)
 
Há 10 anos a antiga Estação Ferroviária de Passos (MG) guarda o arquivo histórico da cidade, mas precisa urgente de uma restauração. Com a deterioração do prédio, a história de uma comunidade inteira vai sumindo dia a dia. O Conselho do Patrimônio Cultural do município tenta há mais de dois anos a verba para a reforma, mas enquanto esse dinheiro não sai, o prédio e os documentos que contam passagens importantes dos mais de 100 anos de Passos sofrem com a ação do tempo.
A antiga Estação Ferroviária de Passos fazia parte da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que atravessava os Estados de Minas Gerais e São Paulo. A linha chegou à cidade em 1921 e foi desativada na década de 1970. Em meados de 1990, o complexo foi integrado ao departamento de cultura e tombado como patrimônio histórico.
Mesmo com todo seu valor, o local está sofrendo com a ação do tempo e pela falta de manutenção. De todo o complexo, apenas um espaço interno é aberto para os moradores. No local funciona o memorial da cidade, onde estão guardados documentos e objetos que contam os ‘passos’ da cidade. O espaço foi inaugurado em 1994 e desde então, nenhuma reforma ou manutenção foi feita no prédio.
O aposentado Welfare Joele Pinto usa o espaço para pesquisas e se diz indignado ao perceber as condições do prédio. Rachaduras, umidade nas paredes, fiações expostas, lâmpadas queimadas e com mau contato, computadores que não funcionam e o mais preocupante: todo o acervo está se deteriorando. “Tudo que você precisa saber de Passos precisa consultar aqui, mas não tem nada para preservar, fotos, documentos, tudo está sendo consumido por carunchos”, afirma.
A bibliotecária Elizângela Rodrigues Silva enumera em documentos a importância do arquivo para a cidade. “Aqui tem inventários de famílias antigas, muitos procuram títulos de eleitores aqui para aposentadoria, temos árvores genealógicas de famílias.”
 
Local guarda arquivo histórico da cidade há 10 anos em Passos. (Foto: Reprodução EPTV)
 
A diretora do Conselho do Patrimônio Histórico de Passos, Adriana Rocha, esteve na estação e visitou o memorial. Ela afirma que um projeto de restauração de todo complexo foi elaborado em 2011, encaminhado ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e aprovado.
Desde então o conselho tenta recursos para colocar o projeto em prática. “Nós elaboramos o projeto há dois anos, inclusive com planilha de custos, que ia ficar R$ 2 milhões. Agora estamos na fase de captação de recursos, mas não conseguimos verba. Estamos pensando em fragmentar o projeto para conseguir arrecadar a verba”, explica.
Já o Departamento de Cultura de Passos disse que o projeto elaborado não foi aprovado pelo governo estadual por causa do valor. Ele será desmembrado e com isso, vai ser possível conseguir verbas para, primeiro, fechar o prédio da estação, e só depois tentar levantar um segundo repasse para a restauração do prédio.
O departamento informou ainda que a cidade recebe o repasse do ICMS cultural para investimento e manutenção dos patrimônios históricos no município, e esse valor é distribuído para manutenção dos prédios públicos tombados.
Enquanto isso, o historiador Antonio Teodoro, também conhecido como professor Grillo e um dos idealizadores do projeto lamenta o descaso com a memória do município. “O que está lá dentro é algo que se perder, a cidade nunca mais vai ter, é a memória de uma comunidade inteira. É um descaso com a história municipal.”
Fonte: G1 Sul de Minas

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top