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Title: TRANSPORTE FERROVIÁRIO - Trem de carga pode voltar a circular em Garça SP
Author: Anderson Nascimento
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  O vereador Juninho e o empresário Flávio Peres se fizeram presentes à audiência Empresários e representantes do poder público da reg...
 
O vereador Juninho e o empresário Flávio Peres se fizeram presentes à audiência
Empresários e representantes do poder público da região Centro-Oeste participaram da audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Tupã, por meio da Comissão Parlamentar Especial (CPE), que defende a reativação do transporte ferroviário. O objetivo do encontro foi demonstrar o interesse regional pela recuperação e utilização da malha ferroviária a fim de criar novas alternativas para o setor agrícola e industrial.
 A audiência pública contou com a presença de inúmeras autoridades, e Garça marcou presença com o presidente da AGFEMF (Associação Garcense de Ferromodelismo e Memória Ferroviária, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Francisco Cristófhoro Júnior, e o empresário Flávio Peres, diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que representou no ato os empresários que apoiam a reativação do transporte.
 A CPE fez uma alerta sobre o abandono dos trilhos na região de Tupã. As autoridades presentes cobraram da ALL (América Latina Logística), que tem a concessão da linha férrea, explicações sobre a utilização do transporte ferroviário na região da Alta Paulista. Também demonstraram preocupação com o abandono da linha férrea e destacou alguns problemas provocados pela falta da utilização deste meio de transporte na região.
 Já o gerente de armazenagem da CEAGESP em São Paulo, José Lourenço Pechtoll, manifestou-se favorável à volta do transporte ferroviário, pois há o interesse de usinas neste sentido. “A unidade de Tupã é considerada uma das melhores do Estado de São Paulo e possui total estrutura para receber os trens de carga e atender toda a demanda do setor agrícola da região”.
O superintendente da ALL, Emanoel Tavares, apresentou o cronograma da concessionária para recuperação da malha ferroviária de Bauru até Panorama, passando por Garça. A intenção é começar os trabalhos este ano para que em 2015 o trem de carga volte a circular até Tupã, passando por Garça. De Itirapina até Panorama são 700 quilômetros de ferrovia. Apenas o trecho até Bauru está em atividade.
 O trecho, sob concessão da ALL, está desativado desde 2008 por conta da falta de parcerias comerciais. O trecho ferroviário estava sem circulação de trens desde 2001. Seis anos depois a ALL assumiu a concessão da malha da então Brasil Ferrovias e promoveu a recuperação do trecho retomando o transporte de açúcar na região, porém a falta de cargas fez com que o trecho fosse desativado novamente.
 A empresa informou que realiza a limpeza e manutenção da via e mantém o trecho em condições de circulação para veículos de inspeção. A medida é também uma deliberação da ANTT de 2009 que determina a recuperação de trechos de baixa densidade pelas concessionárias de cargas.
Fonte:http://www.jornalcomarca.com.br/?pagina=noticias&id_materia=171889
14/02/2014

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