Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Projeto visa preservar a história da ferrovia
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
O projeto Educação Patrimonial na Ferrovia Oeste de Minas pretende levar 2,4 mil alunos da rede pública de ensino de São João del-Rei e reg...
O projeto Educação Patrimonial na Ferrovia Oeste de Minas pretende levar 2,4 mil alunos da rede pública de ensino de São João del-Rei e região para visitas guiadas no Museu Ferroviário da cidade, que teve início em março de 2015. Os agendamentos são feitos pela equipe do projeto diretamente com as escolas interessadas.
Projeto visa informar estudantes sobre o patrimônio do complexo ferroviário – Foto: Alzira Agostini Haddad
A primeira edição do projeto patrimonial surgiu no ano de 2010 quando Célia Terçariol Vitral e o marido José Roberto Vitral (em memória) começaram fazendo visitação e encontros mensais com ex-ferroviários para trocarem conhecimentos e informações. No ano posterior, foi realizada uma exposição fotográfica sobre o assunto e desenvolvido um documentário. Em 2013, com a segunda edição do projeto, foi lançado outro documentário, chamado “O Trem das Águas Santas”, que no mesmo ano, foi exibido no aniversário de São João del-Rei. Vitral faleceu em agosto de 2014.
A partir de então, Célia decidiu dar continuidade ao trabalho do marido com o projeto Educação Patrimonial na Ferrovia Oeste de Minas que já havia sido aprovado. Desde o fim do ano passado, a idealizadora iniciou a captação de recursos.
Em março desse ano, 2015, Célia conseguiu colocar a terceira edição do projeto em prática. Primeiramente, foi realizado o agendamento das escolas. “Eu e minhas estagiárias fizemos o contato com as escolas, mas agora que temos o folder de divulgação, as escolas ligam pra nós para agendar a visita.”, comentou Célia.
Iniciativa que começou esse mês. Na última quinta-feira, dia 16, uma média de 60 alunos da Escola Estadual Osvaldo Lustosa compareceram ao Complexo Ferroviário e ontem, 17, seria a vez da Escola Betuel que levaria em torno de 55 alunos para a visita guiada.
Para mobilizar e desenvolver os alunos, estagiárias do projeto Educação Patrimonial na Ferrovia Oeste de Minas vão até as escolas e explicam sobre o tema da ferrovia. “Falamos como vai ser a visita, damos uma espécie de miniaula e passamos o documentário Trem das Águas Santas para que os alunos possam conhecer um pouco mais da história”, disse Jéssica de Carvalho lembrando que as visitas têm a duração de uma hora.
Um dos objetivos da ação é, além de promover a visitação, levar mais informações sobre a história da ferrovia da cidade e de Minas Gerais em si. Sobre a importância do projeto, a estagiária afirmou que a ferroviária faz parte da história do povo são-joanense. “Tentamos conscientizar os alunos. Não deixar que criem a ideia de que o que é público não é nosso. A partir do momento que entendem isso, eles começam a cuidar mais, não depredam e conscientizam”, disse Jéssica.
Alunos e escolas interessados em participar do projeto podem entrar em contato por meio dos telefones (0**32) 9981-2246 Célia e (0**32) 9802-6386 Jéssica, ou pela página do projeto na rede social WWW.facebook.com/EFOMmemoriaehistoria.
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top