Lavras Além do Tempo Lavras Além do Tempo Author
Title: Foz do Iguaçu apresenta projeto de VLT
Author: Lavras Além do Tempo
Rating 5 of 5 Des:
09/08/2012 A prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) vai propor ao Governo Federal a instalação de um ramal de Veículo Leve sobre Tril...
09/08/2012
A prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) vai propor ao Governo Federal a instalação de um ramal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).  O projeto será apresentado até final de agosto para fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, lançado no dia 19 de julho. O programa federal investirá R$ 7 bilhões, através de financiamento público, para beneficiar municípios com mais de 250 mil e menos de 700 mil habitantes. A divulgação dos projetos contemplados está prevista para o dia 14 de dezembro.
O projeto prevê um ramal de 40 km ligando o Parque Nacional do Iguaçu à futura sede da Universidade Federal da Integração Latino-Americano (Unila), na Av. Tancredo Neves. A linha sairá do Hotel das Cataratas, passará pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, pela Avenida Juscelino Kubitscheck, no centro da cidade, e pela Avenida Tancredo Neves, até chegar ao campus da Unila.
A iniciativa do governo municipal leva em conta a crescente demanda por transporte público devido a implantação da Unila e também pelas características de destino turístico da cidade que espera receber parte dos visitantes da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O custo total do projeto está avaliado em R$ 200 milhões, que seriam divididos em três fases e seis anos de implantação.
A proposta municipal conta com o apoio de Itaipu Binacional para discutir a viabilidade técnica do projeto. O departamento responsável será a diretoria de Coordenação, por meio da superintendência de Obras e Desenvolvimento (OD.CD), com apoio técnico da assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável (AM.TE). Segundo o chefe da AM.TE, o engenheiro Celso Novais, a ideia é inicialmente desenvolver um veículo com catenária. No segundo momento, os trens serão alimentados por bancos de baterias de sódio, sem alimentação externa, similares aos atuais veículos elétricos desenvolvidos por Itaipu.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top