CFVV CFVV Author
Title: A Contribuição dos Trilhos para a Mobilidade
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
18ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA -  De 11 a 14 de setembro de 2012   As cidades continuam crescendo desordenadamente. Mes...
18ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA - 
De 11 a 14 de setembro de 2012

 As cidades continuam crescendo desordenadamente. Mesmo em municípios menores, os congestionamentos já fazem parte do dia-a-dia. Em alguns centros, a sociedade vive à beira do insuportável. Deslocar-se no meio urbano e mesmo chegar ou sair de muitas cidades tornou-se um grande desafio, que demanda paciência e tempo. Viagens entre elas pelo modo ferroviário são alternativas não disponíveis.
As políticas de uso e ocupação do solo, transporte e trânsito não convergem. De modo geral, os municípios vivem buscando soluções que só oferecem mais lugar para os carros e as motos. No âmbito Federal tomam-se decisões para continuar a privilegiar o transporte individual, ora com desoneração tributária, ora com incentivo ao crédito ou até mesmo segurando os preços dos combustíveis, apesar das variações da cotação do barril de petróleo no mercado internacional.
Neste contexto de dificuldades crescentes, o transporte público coletivo, nos seus diferentes modos - seja nas ligações urbanas, regionais ou de longo percurso - passa a ter um papel mais relevante na matriz de transporte e torna-se agente de transformação socioeconômica.
“A Contribuição dos Trilhos para a Mobilidade” é o tema principal da Semana de Tecnologia Metroferroviária, neste ano. Ao abordá-lo, buscaremos mostrar a importância de unirmos os esforços dos governos, da indústria, das operadoras, das entidades de classe, dos profissionais da área tecnológica e dos cidadãos brasileiros para que investimentos permanentes em projetos de infraestrutura, principalmente em sistemas estruturantes sobre trilhos, continuem sendo feitos para melhorar o transporte, a mobilidade e a acessibilidade para todos.
Nesta 18ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária, como já se tornou tradicional, haverá apresentação de trabalhos técnicos, desenvolvidos por profissionais e por empresas, com a abordagem de novas tecnologias.
Já nos painéis de debates, discutiremos como remover as travas que impedem que os projetos saiam do papel e tornem-se realidade mais rapidamente, como colocar em prática a nova Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana e como dar mais competitividade à indústria metroferroviária nacional.
Debateremos também como manter a qualidade dos serviços prestados e o desempenho operacional frente ao crescente aumento de demanda de usuários, como integrar os aeroportos com a rede metroferroviária e como retomar as ligações entre cidades com trens regionais ou de longo percurso.
Outro ponto de grande relevância nos debates será como tornar mais efetiva a participação dos Municípios e do Governo Federal no financiamento dos projetos de expansão da malha metroferroviária do País para o transporte de carga e passageiros.
Em paralelo com a 18ª Semana de Tecnologia realizaremos a METROFERR 2012, feira de exposição de produtos e serviços de empresas do setor que mostrará o que há de mais moderno na área de transporte público sobre trilhos.
Se você quer ampliar seu relacionamento, manter-se atualizado e integrado às propostas de solução para o setor, não perca esta oportunidade e reserve já este período em sua agenda.

 Participe!


 Confira a programação

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top