CFVV CFVV Author
Title: Norma para rodas ferroviárias é discutida em Encontro
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
09/08/2012 O gerente de tecnologia e desenvolvimento da MWL Brasil Rodas & Eixos, Domingos José Minicucci, apresentou, no se...
09/08/2012
O gerente de tecnologia e desenvolvimento da MWL Brasil Rodas & Eixos, Domingos José Minicucci, apresentou, no segundo dia do 2º Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo, uma proposta para homologar rodas ferroviárias produzidas no Brasil. De acordo com o engenheiro, normas técnicas definidas protegem o mercado brasileiro contra produtos de qualidade inferior, que comprometem o desempenho e a segurança das operações. “O país poderia adotar uma norma baseada na AAR americana, pois cerca de 90% das ferrovias utilizam esse tipo de roda”.
O mercado ferroviário mundial se divide na utilização de normas técnicas para a fabricação de rodas. Nos Estados Unidos e no Canadá, a norma utilizada é estabelecida pela Association of American Railroads (AAR). Já na Europa, os países utilizam a norma EN. Atualmente no Brasil, mesmo não tendo uma normatização definida, as duas fabricantes de rodas – MWL e AmstedMaxion – utilização a norma AAR em seus produtos.
A elaboração de uma norma brasileira para rodas seja a adoção da AAR, EN ou uma norma nacional própria, ainda está sendo discutida durante as reuniões periódicas do Comitê Brasileiro de Normalização Metroferroviária (ABNT/CB-06). O assessor do Simefre e gestor do CB06/ABNT, Paschoal De Mario, aproveitou o evento para convocar os presentes a participarem das reuniões da entidade, para ajudarem com suas experiências na elaboração de normas técnicas brasileiras.
O evento contou ainda com a apresentação de Leonardo Cezar de Faria Pessoa, LeadSystem Engineer da GE, sobre a elaboração de normas técnicas de sapata e sapatilhas, que envolvem a segurança do sistema operacional ferroviário.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top