09/08/2012
O gerente de tecnologia e desenvolvimento da MWL Brasil Rodas
& Eixos, Domingos José Minicucci, apresentou, no segundo dia do 2º
Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo, uma
proposta para homologar rodas ferroviárias produzidas no Brasil. De
acordo com o engenheiro, normas técnicas definidas protegem o mercado
brasileiro contra produtos de qualidade inferior, que comprometem o
desempenho e a segurança das operações. “O país poderia adotar uma norma
baseada na AAR americana, pois cerca de 90% das ferrovias utilizam esse
tipo de roda”.
O mercado ferroviário mundial se divide na utilização de normas
técnicas para a fabricação de rodas. Nos Estados Unidos e no Canadá, a
norma utilizada é estabelecida pela Association of American Railroads
(AAR). Já na Europa, os países utilizam a norma EN. Atualmente no
Brasil, mesmo não tendo uma normatização definida, as duas fabricantes
de rodas – MWL e AmstedMaxion – utilização a norma AAR em seus produtos.
A elaboração de uma norma brasileira para rodas seja a adoção da AAR,
EN ou uma norma nacional própria, ainda está sendo discutida durante as
reuniões periódicas do Comitê Brasileiro de Normalização
Metroferroviária (ABNT/CB-06). O assessor do Simefre e gestor do
CB06/ABNT, Paschoal De Mario, aproveitou o evento para convocar os
presentes a participarem das reuniões da entidade, para ajudarem com
suas experiências na elaboração de normas técnicas brasileiras.
O evento contou ainda com a apresentação de Leonardo Cezar de Faria
Pessoa, LeadSystem Engineer da GE, sobre a elaboração de normas técnicas
de sapata e sapatilhas, que envolvem a segurança do sistema operacional
ferroviário.
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