O transporte de carga passa a contar com mais uma ferramenta tecnológica que garante mais eficiência às operações ferroviárias e dos terminais. No primeiro semestre deste ano, a VLI, empresa de logística integrada, lançou o SOF (Sistema de Otimização de Filas), que tem contribuído para resultados positivos no carregamento e na movimentação de mercadorias como grãos e fertilizantes.
Em seis meses, o SOF já possibilitou uma redução de 15% no tempo em que um vagão permanece no ponto de origem. Nesse período, também foram batidos recordes diários e mensais de carregamento no Terminal Integrador - TI de Araguari, um dos maiores terminais América Latina, que realiza o transbordo de grãos destinados à exportação pelo porto de Tubarão (ES), de onde também é desembarcado o fertilizante que atende o mercado agrícola. O transporte entre o terminal mineiro e o porto capixaba é feito pela malha da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica).
Outra melhoria possibilitada pelo SOF é a maneira mais eficaz de alocar carretas e caminhões para o descarregamento e carregamento, o que evita que sejam formadas filas nas rodovias ou nas estradas de acesso ao TI Araguari. “Na VLI, a otimização de recursos e o nível de serviços caminham juntos. Para isso, ferramentas de apoio à tomada de decisão, como o SOF, são essenciais. Esse sistema traz uma mudança de patamar na gestão de integração dos ativos (terminal, ferrovia e porto), pois agrega inteligência e permite ganho de produtividade. Consequentemente, elevamos o nível de serviço e o volume movimentado, o que possibilita um crescimento contínuo”, declara o gerente de planejamento da VLI, Fernando Alcântara.
Como funciona
O SOF é uma ferramenta on-line agregada ao sistema de licenciamento dos trens, o que fortalece ainda mais a integração entre ferrovias e terminais. Os empregados da VLI acessam o sistema pela web e também por meio de aplicativos para celular. Com ele, o controlador e o supervisor de tráfego têm uma visão geral do terminal, sobretudo, a respeito do tamanho da fila de caminhões em determinada composição. Diante disso, o operador fica responsável por reorganizar as filas para otimizar a eficiência dos ativos (vagões e locomotivas) e reduzir a ociosidade do terminal.
O sistema também armazena informações gerenciais dos processos de carregamento e operação e está integrado ao Sistema de Automação do TI Araguari. Com isso, relatórios são desenvolvidos para mensurar os ganhos de processo, com indicadores como tempo de ociosidade dos terminais, período médio em fila, prazos de atividades durante o carregamento, entre outros.
Atualmente, o SOF está sendo aplicado no TI Araguari, mas a meta é implementá-lo em outros terminais da VLI, como Porto Franco (MA), Palmeirante (TO) e Pirapora (MG).
Sobre a VLI
A VLI é empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais localizados junto à malha ferroviária e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A bordo de uma frota de mais de 600 locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta as riquezas do Brasil, passando pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Fonte: Newsday
Publicada em:: 14/11/2013
Em seis meses, o SOF já possibilitou uma redução de 15% no tempo em que um vagão permanece no ponto de origem. Nesse período, também foram batidos recordes diários e mensais de carregamento no Terminal Integrador - TI de Araguari, um dos maiores terminais América Latina, que realiza o transbordo de grãos destinados à exportação pelo porto de Tubarão (ES), de onde também é desembarcado o fertilizante que atende o mercado agrícola. O transporte entre o terminal mineiro e o porto capixaba é feito pela malha da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica).
Outra melhoria possibilitada pelo SOF é a maneira mais eficaz de alocar carretas e caminhões para o descarregamento e carregamento, o que evita que sejam formadas filas nas rodovias ou nas estradas de acesso ao TI Araguari. “Na VLI, a otimização de recursos e o nível de serviços caminham juntos. Para isso, ferramentas de apoio à tomada de decisão, como o SOF, são essenciais. Esse sistema traz uma mudança de patamar na gestão de integração dos ativos (terminal, ferrovia e porto), pois agrega inteligência e permite ganho de produtividade. Consequentemente, elevamos o nível de serviço e o volume movimentado, o que possibilita um crescimento contínuo”, declara o gerente de planejamento da VLI, Fernando Alcântara.
Como funciona
O SOF é uma ferramenta on-line agregada ao sistema de licenciamento dos trens, o que fortalece ainda mais a integração entre ferrovias e terminais. Os empregados da VLI acessam o sistema pela web e também por meio de aplicativos para celular. Com ele, o controlador e o supervisor de tráfego têm uma visão geral do terminal, sobretudo, a respeito do tamanho da fila de caminhões em determinada composição. Diante disso, o operador fica responsável por reorganizar as filas para otimizar a eficiência dos ativos (vagões e locomotivas) e reduzir a ociosidade do terminal.
O sistema também armazena informações gerenciais dos processos de carregamento e operação e está integrado ao Sistema de Automação do TI Araguari. Com isso, relatórios são desenvolvidos para mensurar os ganhos de processo, com indicadores como tempo de ociosidade dos terminais, período médio em fila, prazos de atividades durante o carregamento, entre outros.
Atualmente, o SOF está sendo aplicado no TI Araguari, mas a meta é implementá-lo em outros terminais da VLI, como Porto Franco (MA), Palmeirante (TO) e Pirapora (MG).
Sobre a VLI
A VLI é empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais localizados junto à malha ferroviária e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A bordo de uma frota de mais de 600 locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta as riquezas do Brasil, passando pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Fonte: Newsday
Publicada em:: 14/11/2013
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