Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: Plano Estratégico de Logística e Cargas – RJ
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
No dia 13.11, em evento realizado na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), tivemos a apresentação do Plano Estratégico de Logí...

pelo RJ 2040


No dia 13.11, em evento realizado na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), tivemos a apresentação do Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro (PELC-RJ 2040).

Estavam presentes ao evento diversas autoridades como o Secretário de Estado de Transportes  (Sr. Julio Lopes),  o Subsecretário de Transportes (Sr. Delmo Pinho) , o  Superintendente de Logística de Cargas (Sr. Eduardo Duprat) e representantes dos segmentos de logística, transporte e Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a apresentação do PELC-RJ 2040, foram destacadas as principais diretrizes do Plano, bem como a forma como o projeto será conduzido.

Como principais  diretrizes do PECL RJ 2040 podemos destacar:
  • É um plano de longo prazo (2040) que consistirá no mapeamento do sistema logístico de cargas do Rio de Janeiro e de sistemas logísticos complementares (regiões vizinhas), com modelagem e definição de demanda. Através destes estudos, serão realizadas propostas de realização de projetos que visem eliminar/minimizar eventuais gargalos logísticos que possam interferir no desenvolvimento da região (economia, meio ambiente, desenvolvimento social) abordada.
  •  É um plano de Estado e não apenas de Governo
  • É um plano multimodal e visa o fortalecimento da logística do Estado, buscando proporcionar maior competitividade, sustentabilidade e infraestrutura para a região;
  • Propõe um processo de planejamento participativo e por isso buscará a integração com todos os atores envolvidos nos processos logísticos do Estado (Indústrias, Transportadores, Comerciantes, Portos, Aeroportos, Ferrovias, Rodovias, Governo, Entidades de Classe,  Cidadãos …)
Tivemos também uma mesa redonda, em que autoridades presentes, juntamente com consultores de logística e representantes setoriais (ACRJ e SINDICARGA), fizerem uma reflexão sobre os desafios logísticos na região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Foi criado um portal www.pelcrj2040.rj.gov.br onde será possível acompanhar a evolução dos trabalhos, acessar as diversas apresentações do projeto e, acima de tudo, interagir através do envio de sugestões e comentários para a equipe que está trabalhando no projeto.

Como carioca e profissional de logística, penso que, este é um dos grandes passos que estamos dando em direção a conseguirmos desenvolver uma logística mais eficiente em nosso Estado.

Precisamos que,  a partir desta apresentação, todos os atores envolvidos na logística de nosso Estado, estejam engajados e mobilizados para que, seja possível extrair o maior proveito das propostas resultantes deste trabalho.



About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top