Participamos nesta quinta dia 21 de Novembro em Brasília da 3a Reunião do CCTP, criado pela ANTT. Presentes representantes de alguns Ministérios, DNIT, UFMG, CEPEFER, ABNT, Escola Silva Freire, industrias como a Bom Sinal, TTrans, TrensUrb, GK e as ongs CFVV- Circuito Ferroviário Vale Verde e APITO.
Foram apresentados detalhes e a experiência da implantação do Aeromóvel, que já está funcionando atendendo o aeroporto de Porto Alegre, a implantação da linha-escola de 14km pelo CEPEFER, a proposta da UFMG da criação de um órgão central de planejamento em transporte metropolitano e as atividades dos comitês de normatização em matérias ferroviárias da ABNT.
Nós apresentamos nossa proposta de ocupação e recuperação das oficinas de Lavras, que abrigarão ensino de matérias técnicas, uma atividade industrial, atividades de recuperação de material rodante e servirão de base e apoio às atividades do Expresso do Rei, em processo de viabilização pelo CFVV entre as cidades de Lavras e Três Corações, em linha paralisada da FCA.
Ao final, conseguimos colocar em discussão o assunto das linhas devolvidas. Foram diversas as intervenções, todas mostrando o absurdo que seria a perda destas linhas, por conta de quimeras como as linhas do PIL. O pessoal do DNIT, alertou que a pressão por parte de algumas prefeituras pelo desmonte de linhas é grande, e que não estava tendo elementos para resistir a estas investidas. Decidiu-se, então, que o Conselho CCTP oficializaria uma recomendação pela manutenção no estado em que se encontram de todas as linhas devolvidas. Este foi o principal e mais importante resultado da reunião. Ficamos encarregados de rascunhar esta recomendação.
Além do relatado, encontros como este são sempre oportunidades de conhecer novos aliados, de ficar conhecido e de imaginar e iniciar novas alianças estratégicas. Nesta linha, a UFMG sugeriu uma associação com o CEPEFER (Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias) como possível parceiro responsável pelas atividades de ensino a serem desenvolvidas nas Oficinas de Lavras. Também registramos e comemoramos o interesse manifesto da Bom Sinal em ser o parceiro industrial do CFVV.
Postar um comentário
Postar um comentário