Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Santos Dumont e Barbacena unidas pelo Trem Turístico "Expresso Pai da Aviação"
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
O projeto original quer fazer viagens diárias entre seis cidades da Zona da Mata: Barbacena, Antônio Carlos, Santos Dumont, Ewbank da Câmar...
O projeto original quer fazer viagens diárias entre seis cidades da Zona da Mata:
Barbacena, Antônio Carlos, Santos Dumont, Ewbank da Câmara, Juiz de Fora e Matias Barbosa.
O trecho todo tem 125 quilômetros e será feito, segundo o presidente do "Movimento Nacional Amigos do Trem", Paulo Henrique do Nascimento, em duas horas e 45 minutos. A intenção é que ele fique pronto até a Copa de 2014 e atraia turistas para região.

 
O Município de Santos Dumont recebeu na última semana de setembro, a visita de integrantes da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região – AGIR de Barbacena, e da ONG Amigos do Trem, para o início de negociações destinadas ao desenvolvimento do projeto que visa a circulação do trem de turismo de passageiros na nossa região – Trem Turístico "Expresso Pai da Aviação".
 
Em 22/10/2013
A AGIR, situada em Barbacena, aceitou a solicitação da ONG Amigos do Trem e fechou com a mesma um convênio de repasse de recursos para a equipagem final da litorina em situação operacional, visando a circulação do trem de turístico de passageiros entre a cidade de Barbacena e o Museu de Cabangu, Casa Natal de Alberto Santos Dumont.
A possibilidade de circulação do Trem Turístico "Expresso Pai da Aviação", através de Barbacena, é uma realidade pelo fato da Estação Ferroviária da cidade estar pronta para uso e este ser um fator básico para a implantação de tal projeto.
A reunião, realizada na Prefeitura de Santos Dumont, contou com a presença do Prefeito Bebeto Faria, da Presidente da AGIR, Maria da Glória Bittar de Castro Pereira, do Diretor de Integração Regional da AGIR, Edson Brandão, do Diretor da AGIR Frederico Furtado, do Presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique Nascimento, e dos secretários de Santos Dumont, Elmar Batista Moreira, da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, e Rodrigo Correa de Sá, Chefe de Gabinete.
Para o historiador e membro da AGIR, Edson Brandão, o objetivo do encontro foi apresentar uma proposta de parceria da cidade de Santos Dumont nesse projeto, tornando viável o circuito Santos Dumont – Museu de Cabangu – Barbacena. "Estamos buscando o envolvimento de todos, porque o projeto do trem turístico é complexo e requer uma estrutura de viabilidade", informou o historiador.
Segundo informações do grupo, para a participação do município de Santos Dumont no circuito, faz-se imprescindível a reforma da antiga estação de trens da Praça da Estação, tornando-a funcional novamente para a chegada e partida de passageiros e ponto de parada do trem.
Edson esclareceu ainda que para concretização desse sonho falta o trem passar por uma vistoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, a esperada anuência da MRS Logística, e falta ainda a parceria das prefeituras locais para o apoio na manutenção do projeto. A operacionalização do Trem Turístico "Expresso Pai da Aviação" é de responsabilidade da ONG Amigos do Trem.
O prefeito Bebeto Faria reiterou seu apoio ao projeto, afirmando que Santos Dumont não abre mão do trem turístico e que toda sua equipe de trabalho está orientada a trabalhar para que nossa população possa desfrutar desse passeio como ferramenta de lazer e de fomento ao Turismo.
Fonte: http://www.santosdumont.mg.gov.br/-/santos-dumont-e-barbacena-unidas-pelo-trem-turistico-expresso-pai-da-aviacao-

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top