Ontem foi mais um dia de sofrimento para os petropolitanos usuários da BR-040. Novamente um caminhão e grande porte, carregando gasolina, tombou, causou um incêndio e bloqueou a pista por muitas horas. Trata-se do mesmo filme, com pequenas variações, que estamos acostumados a ver e, pior, sermos simples atores coadjuvantes, cujo único direito é pagar um pedágio absurdamente alto.
Seguramente não estamos tratando de fatalidade.
Carlos Eduardo da Cunha Pereira
Presidente do GAPA-MA
Trata-se de uma combinação de imprudência, descaso, ineficiência e omissão. E quando estes fatores se associam, os resultados são sempre os piores possíveis.
A imprudência vem da parte dos caminhoneiros, que sobem a serra quase sempre em alta velocidade, realizando ultrapassagens perigosas, colocando em risco os demais usuários e em caminhões que deixam muito a desejar em termos de manutenção adequada.
O descaso, vem da parte da CONCER e da ANTT, que conhecem bem o trecho onde aconteceu o acidente, uma longa reta que leva a duas curvas seguidas, uma para esquerda e outra para direita, que minha mulher e eu já apelidamos de “Curva do Mané Caminhoneiro”, tão grande é o número de acidentes ali. Apesar de razoavelmente sinalizado, algo já deveria ter sido feito naquele trecho para forçar uma redução da velocidade dos veículos.
A ineficiência também fica por conta da CONCER que, apesar de sempre cobrada para melhoria de seus serviços, não possui uma estrutura minimamente ágil e aparelhada para lidar com acidentes deste tipo. Se os
painéis luminosos existentes na baixada estivessem funcionando, os motoristas poderiam ter sido informados com grande antecedência da obstrução e teriam como reavaliar suas opções: Parar para um lanche, arriscarem-se pela Serra velha ou por Teresópolis e Itaipava. Nem mesmo alguns daqueles painéis luminosos móveis foram deslocados para a baixada. Ontem, havia um montado e parado exatamente diante do posto de pedágio de Xerém, repetindo mensagens sobre direção segura, para um mar de carros, ônibus e caminhões parados.
E a omissão, fica para a ANTT que, ciente de que a pista de subida da BR-040 data de 1928, não estabelece um controle de horário de tráfego para caminhões de grande porte, tipos conhecidos como cegonhas e treminhões, com até 30 metros de comprimento. Estes, são inteiramente inadequados para uma estrada com curvas agudas e praticamente inviabilizam o tráfego dos outros veículos.
Membros do COMCIDADE, o Amigo Antonio Pastori e Eu, estivemos recentemente com o Presidente da CONCER, Sr. Pedro Jonsson, procurando estabelecer um diálogo construtivo de Petrópolis com a CONCER. Formulamos algumas sugestões simples e de baixo custo que poderiam melhorar o atendimento aos usuários frequentes e até agora estamos aguardando uma resposta. Ainda bem que não colocamos muitas expectativas.
De qualquer forma, estamos diante de um momento de importantes mudanças na área dos transportes, com gravíssimas denúncias de corrupção e favorecimentos. Esperamos que novos ares circulem pelo DNIT e pela ANTT e que algo de positivo aconteça na BR-040. Do jeito que está e que não pode ficar.
Presidente do GAPA-MA
Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Conselho da Cidade
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