CFVV CFVV Author
Title: EUA obrigam ferrovias a investir em sinalização
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Minneapolis (RF) - As ferrovias de carga norte americanas terão que investir aproximadamente US$ 5,8 bilhõe...

Minneapolis (RF) - As ferrovias de carga norte americanas terão que investir aproximadamente US$ 5,8 bilhões, até 2015, para instalar sistemas de controle de automático de tráfego em todas as linhas onde houver compartilhamento com trens de passageiros e/ou transporte de produtos de inalação tóxica, como cloro e amônia. Segundo a Associação de Ferrovias Americanas, AAR, isto corresponde a uma extensão de “70 ou 80 mil milhas” (112 a 128 mil km), pouco mais de um terço da malha. Adicionando os custos de manutenção do sistema durante 20 anos, o valor a ser despendido se aproxima de 10 bilhões de dólares, correspondente a tudo que as ferrovias de carga investiram no ano passado.

O assunto foi animadamente debatido durante a Conferência Anual da Arema, a Associação Americana de Engenharia e Manutenção da Via, que terminou esta quarta feira (21), em Minneapolis. A instalação obrigatória do controle automático de tráfego tem força de lei, e foi aprovada pelo Congresso sob a comoção de um acidente entre um trem de carga da Union Pacific e um trem de passageiros da Metrolink, ocorrido na Califórnia, em 12 de setembro de 2008. No acidente, morreram 25 pessoas e 135 ficaram feridas. Em pouco mais de um mês, em 16 de outubro do mesmo ano, o Congresso editou e aprovou uma lei de 315 páginas, o Rail Safety Improvement Act.

A Lei tornou obrigatória a instalação do que chamou, oportunisticamente, de Positive Train Control, impondo o uso de Cab Signal, Automatic Train Protection e supervisão por CCO. Fora o financiamento para o desenvolvimento da tecnologia, os órgãos do governo americano não participam do investimento. As ferrovias devem instalar e manter os sistemas com recursos próprios. A lei foi regulamentada em janeiro de 2010 pela Federal Railroad Administration.

Durante a feira Railway Interchange, que acompanhou o congresso da Arema, os stands mais animados eram os dos fornecedores de sistemas de sinalização. Nas seções do congresso, as discussões eram sobre como aproveitar a sinalização automática para melhorar o desempenho das ferrovias de carga, reduzindo o intervalo entre trens e diminuindo as paradas nas chaves.

Nos EUA, o mercado de sinalização ferroviária é dominado por duas empresas: a Union Switch\Ansald e a GE Sinalização, a quem devem ser atribuídos os principais contratos nas ferrovias de carga. Mas o mercado aberto pela lei é vasto e outros fornecedores como Wabtec, Parsons, Systra e Lockheed Martins estão multiplicando fornecimentos. Para as 30 mil pessoas que morrem todos os anos em acidentes automobilístico nos EUA, sem que haja nenhuma medida decisiva para reduzir o número de vítimas, os 25 mortos do acidente na Califórnia tiveram  um efeito e tanto.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top