Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: China autoriza investidor privado a adquirir até 15% de participação na estatal
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
A China permitirá que investidores privados adquiram até 15% de participação em empresas estatais, informou o jornal estatal "China D...
A China permitirá que investidores privados adquiram até 15% de participação em empresas estatais, informou o jornal estatal "China Daily", em meio a expectativa acerca da reunião do Partido Comunista sobre reformas no país.
Líderes chineses estão reunidos em Pequim esta semana para estabelecer um plano para os próximos dez anos. A entidade encarregada pela administração de mais de cem das maiores estatais do país, Sasac na sigla em inglês, tem afirmado que a reforma das companhias controladas pelo Estado é um importante foco do governo.
O jornal cita Bai Yingzi, diretor da divisão de reforma de empresas da Sasac, que afirmou que investidores privados poderão criar consórcios próprios de investimento para comprarem participações diretas nas estatais equivalentes a 10% a 15% dos ativos.
A mudança poderia significar maior poder de decisão na mão dos investidores.
Investidores privados atualmente podem comprar ações de grandes estatais listadas em bolsas de valores da China, mas as entidades controladas pelo Estado normalmente mantêm uma participação de controle. Casos como o do conglomerado Fosun Group, que detém 49% da China National Medicine, contudo, são uma exceção, como citou o próprio "China Daily".
Em junho, a agência oficial de notícias Xinhua publicou que empresas de serviços públicos seriam abertas ao investimento privado.
No mês passado, um importante centro de análise, o Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado, recomendou o fim de monopólios controlados pelo governo nos setores de ferrovia, óleo e gás e eletricidade.
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top