Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Iniciada as obras de recuperação da Estação Ferroviária de São Manuel
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
    Um dos principais prédios que ajudam a contar a história da “Princesinha da Sorocabana” será restaurado e se transformará em um E...
 
 
Um dos principais prédios que ajudam a contar a história da “Princesinha da Sorocabana” será restaurado e se transformará em um Espaço Cultural. A Estação Ferroviária é uma herança viva dos tempos áureos do café, onde São Manuel era um dos principais pontos da cultura cafeeira do Brasil.
O projeto desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura de São Manuel e o Governo do Estado de São Paulo é patrocinado pela Usina São Manoel através de recursos do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.
Com investimento aproximado de 2,8 milhões, Estação se tornará Espaço Cultural
Segundo Arnaldo Catalan, um dos incentivadores e membro da Associação dos Artistas, “Será a realização de um sonho para todos os são-manuelenses, parabenizo ao Prefeito Marcos Monti por abraçar a idéia, e de maneira especial agradeço também a Usina São Manuel por confiar e investir recursos nesta grande obra”.
Com duração prevista para quatro anos, o amplo projeto de recuperação da Estação Ferroviária está estimado em R$ 2,8 milhões em recursos do PROAC. A obra será realizada em fases conforme acontecerem a liberação dos recursos, tendo como objetivo recuperar para a comunidade esse grande patrimônio histórico de São Manuel, que tende a ser tornar um forte atrativo turístico para a cidade.
O diretor de Cultura Rodrigo Pinheiro, comemora o inicio da recuperação, “Nossa cidade é quem ganha, com a reconstrução da estação teremos um Museu Ferroviário e uma Oficina Cultural. Isso tudo irá fomentar ainda mais a Cultura de São Manuel”. A arquitetura das edificações será preservada, mantendo os traços europeus da histórica Estação Ferroviária construída entre 1890 e 1911.
O projeto de 2.168m² é de autoria do arquiteto paulista Nadir Curi Mezerani, que tem no seu currículo o projeto de reformulação urbana da Avenida Paulista e 23 de Maio, ambos em São Paulo, e prevê a construção de uma nova cobertura em estrutura metálica que unirá os dois prédios e será utilizada para apresentação de eventos artísticos a céu aberto. A nova cobertura, de arquitetura contemporânea, foi projetada de forma a não alterar a aparência original da Estação.
Vale lembrar que as obras só puderam ser iniciadas graças ao empenho do Prefeito Marcos Monti que ao assumir a Prefeitura de São Manuel no inicio do ano, solicitou a Superintendência do Patrimônio da União a cessão dos prédios que estão sobre a responsabilidade da Prefeitura. “Realmente é um grande presente de Natal para todos nós, o inicio da recuperação da nossa Estação Ferroviária, que irá se tornar num centro de difusão da cultura em nossa cidade. Foi compromisso de nossa campanha que lutaríamos para que nossa Estação fosse recuperada e hoje temos a felicidade de anunciar essa grande obra que será realizada com o patrocínio da Usina São Manuel através do Proac. O Centro Cultural irá contar com um auditório para mais de 150 pessoas, salas para atividades artísticas e espaço para exposições” relata o Prefeito Marcos Monti.
O Presidente da Usina São Manoel, Carlos Dinucci se mostrou otimista em poder investir esse recurso na cidade, “Estamos muito felizes por ter a oportunidade de apoiar esse projeto, que além da importância que terá para a comunidade do ponto de vista do enriquecimento cultural, também vai beneficiar o comércio de São Manuel com a atração de visitantes e as compras de materiais para a obra, que serão feitas preferencialmente no município” afirma o presidente.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top