CFVV CFVV Author
Title: Proposta para o futuro da CBTU
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Prezado(a) funcionário(a) da CBTU Peço alguns minutos de sua atenção, pois trata-se de um assunto de grande importância. A p...
Prezado(a) funcionário(a) da CBTU
Peço alguns minutos de sua atenção, pois trata-se de um assunto de grande importância.
A privatização em 1996 da RFFSA, empresa centenária, intencionalmente degradada, extinta criminosamente e repartida entre concessionárias privadas trouxe benefícios apenas para um pequeno grupo de empresas, que conseguiram que suas cargas continuassem a ser transportadas por ferrovia. Milhares de funcionários foram demitidos. Apenas uma linha de passageiro foi mantida e milhões de pessoas que usavam o trem foram jogadas nas rodovias, de onde nunca mais saíram, tendo de se sujeitar a acidentes, congestionamentos e poluição.
Como se esta situação não bastassem, a ANTT emitiu em julho de 2013 a Resolução 4131, que livra a FCA de todos os compromissos assumidos em 3.986 km de linhas férreas e ainda as manda erradicar. O custo será a demissão de centenas de ferroviários, e a perda irreversível de todo este patrimônio mais que centenário, construído com muito trabalho e o imposto de gerações de brasileiros.
Estes trechos situam-se em áreas densamente povoadas dos Estados de Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, e poderiam circular trens de passageiros urbanos e regionais.
O FUTURO DEPENDE DE NÓS!
A Resolução 4131 é nefasta e destruidora, e se os ferroviários e a sociedade brasileira se omitirem, estaremos permitindo que a ANTT complete a sua colocação em prática. Mas, esta mesma Resolução pode também ser uma grande oportunidade, se as ferrovias que a FCA está abandonando forem reestruturadas e colocadas a serviço da sociedade. No executivo federal fala-se da criação de uma empresa pública operadora ferroviária. Acontece que tal empresa já existe, é a CBTU, que pode ser revitalizada e expandida, para assumir as linhas e implantar novos serviços, como o transporte de cargas e o transporte regional de passageiros.
O texto anexo apresenta uma proposta importante para o futuro da CBTU, pois transforma em expansão algumas conversas de estadualização e outras.
Pedimos que você a leia, analise, divulgue e nos ajude a torná-la realidade. http://ongtrem.org.br/site/linhas-devolvidas-o-que-fazer/
Mais detalhes sobre esta proposta e sobre a Resolução 4.131 em http://ongtrem.org.br/
Saudações Ferroviárias!
Francisco Oliveira
ONGtrem – Instituto Cidades - Apito
Copyright © 2014 ONGTrem, All rights reserved.
Email para pessoas ligadas ao setor ferroviário

Nosso endereço:
ONGTrem
R
Belo Horizonte, Mg 30000-000
Brazil

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top