Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Volta do trem de passageiros passa a envolver as Prefeituras na RMC
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Autoridades da região preparam adequações no Plano Diretor e moções de apoio A Câmara Municipal de Valinhos, sediou o encontro das ...
Autoridades da região preparam adequações no Plano Diretor e moções de apoio


A Câmara Municipal de Valinhos, sediou o encontro das autoridades que lutam pela volta do trem de passageiros na região de Campinas. Autoridades de Vinhedo, Louveira, Valinhos e Jundiaí, além de membros do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulista, foram recebidos pelo presidente da Câmara, Lourival Messias de Oliveira (PT). O objetivo, a partir de agora, é envolver as Prefeituras no projeto.
Lorival lembrou as autoridades que é preciso adequar o Plano Diretor dos municípios de Louveira, Valinhos, Vinhedo e Campinas que vão se beneficiar do trem de passageiros. “O Plano Diretor de Valinhos já aborda a questão do trem em nossa cidade, mas outras cidades precisam dar início às mudanças necessárias com urgência”, alertou.
O prefeito de Valinhos, Clayton Machado (PSDB), pediu empenho dos vereadores de Vinhedo e Louveira, pois o trem vai ajudar também no turismo nas cidades que fazem parte do Circuito das Frutas. “As festas de nossos municípios são tradicionais e poderão receber visitantes de outras regiões”, ressaltou.
Clayton se colocou à disposição para ajudar no que for preciso e trazer o trem para a cidade. “Os trabalhadores vão se locomover com mais rapidez, vamos desafogar o trânsito nas nossas vias e vamos fomentar o turismo. Isso é muito importante”, destacou.
Para o secretário de transportes de Valinhos, José Almeida Sobrinho, a volta do trem de passageiros para Valinhos é necessária, já que a malha viária está saturada pelo grande fluxo de veículos. “Há uma forte migração do transporte coletivo para o individual, por isso precisamos criar alternativas. Vejo o trem como uma ótima opção”, afirmou.
O representante da secretaria de Desenvolvimento de Jundiaí e membro da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Gilson Pichioli, também vê o transporte ferroviário como melhor solução para atender as demandas de um país que cresce e que necessita de investimentos. “A Extensão do trem da CPTM até Campinas é apenas o início dessa nossa caminhada. Futuramente, podemos pensar no trem expresso metropolitano, ligando Campinas à Jundiaí e a outras cidades importantes do estado”, salientou.
Proposta
O presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulista, Francisco Felício "França", propuseram uma encontro maior, envolvendo os secretários municipais de transporte de cada cidade envolvida no projeto para uma discussão mais ampla. A reunião está prevista para o mês de abril, na Câmara de Campinas. “Nessa reunião pode-se discutir as adequações no Plano Diretor”, explicou Lorival.
França também solicitou às câmaras municipais que façam moções de apoio à campanha ‘CPTM Campinas’ e de apelo aos governos estadual e federal.
Fonte: Câmara Municipal de Valinhos

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top