Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: NOVA LIMA GANHARÁ MARIA FUMAÇA
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Projeto turístico cultural trará passeio de trem; puro prazer em meio à natureza entre Nova Lima e Rio Acima     O investimento no ...
Projeto turístico cultural trará passeio de trem; puro prazer em meio à natureza entre Nova Lima e Rio Acima
 
 
O investimento no turismo é um dos carros-chefe da Prefeitura, que tem trabalhado para aproveitar todo o seu potencial. A promoção de caminhadas em trilhas, investimento em eventos, como o Rota dos Sabores, Uaiktorfest, Festa da Mandioca são alguns incentivos que têm contribuído para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. Porém, outra novidade que vai atrair turistas e oferecer mais uma opção de lazer ao nova-limense está por vir. Trata-se do projeto Trem Túristico Cultural, que vai implantar o passeio de Maria Fumaça entre Nova Lima e Rio Acima.
Em janeiro deste ano as prefeituras dos dois municípios conseguiram junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a cessão de uso dos espaços (linha e estação). A recuperação da linha férrea (5,3km) está em processo de licitação, bem como a compra da Maria Fumaça. A reconstrução da estação ferroviária está em fase de projetos. O investimento para a implantação do Trem Turístico vem dos dois municípios, por meio de um termo de cooperação técnica e da contrapartida da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que cederá todo material rodante (dormentes, britas, parafusos etc) para reconstrução da linha.
Mais de 10 quilômetros de puro lazer
Passeio – O percurso de Maria Fumaça terá um total de 11,1 km entre as duas cidades (5,3 km em Nova Lima/Bicalho; 2,3km em Rio Acima a recuperar e 3,5 km já prontos em Rio Acima) Os passageiros poderão desfrutar da beleza da região numa viagem espetacular de pouco mais de uma hora, tempo esse pouco para se ter o prazer de vislumbrar a beleza da paisagem da região.
Estação – A reconstrução da estação abrigará uma estação ferroviária com bilheteria e um centro cultural em Honório Bicalho (onde funcionavam a estação e o armazém). Também será recuperada a plataforma de embarque e desembarque de Santa Rita. O turista ou visitante terá a opção de embarcar numa dessas paradas ou em Rio Acima, para o passeio completo.
Funcionamento – Para fins turísticos, funcionará aos finais de semana e feriados. Durante a semana grupos de turismo social e turismo pedagógico poderão desfrutar do passeio.
Foto: Arquivo PNL

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top