Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: OBRAS DA FNS CAUSAM EROSÕES E AMEAÇAM CHÁCARA EM GOIÁS
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
30/07/2014 - G1 GO/TV Anhanguera Duas erosões no solo ameaçam os moradores de uma chácara de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Eles afirmam...

30/07/2014 - G1 GO/TV Anhanguera
Duas erosões no solo ameaçam os moradores de uma chácara de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Eles afirmam que os buracos, com cerca de dez metros de largura e 15 de profundidade, apareceram após o início das obras para construção do pátio de manobras da Ferrovia Norte-Sul. A casa em que a família mora corre risco de cair em uma das crateras.
De acordo com o agente de saúde Renato Soares, dono do local, a Valec, empresa responsável pelas obras, desviou o curso do Córrego Abraão, e a água segue para sua propriedade. “É um desconforto, aquela preocupação. Agora a chácara não serve nem mais para lazer, para nada”, disse.
Imagens gravadas pelo morador mostram a força com que a água chega até a propriedade. Com o avanço das erosões, a casa está a cerca de três metros de distância de um dos buracos. Além do deslizamento do imóvel, também existe o risco de que árvores de grande porte caiam sobre a residência.
O engenheiro ambiental Marco Aurélio Bueno explica que esse tipo de erosão não é comum. “Aparentemente o problema aqui foi uma concentração das águas pluviais no córrego, o que acelerou o processo erosivo, que já está em fase bem avançada”, disse.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no local e comprovaram os riscos ao meio ambiente e à família. “Vamos pedir uma nova análise do pessoal da Valec e vamos enviar a cópia da ocorrência para o Ministério Público e para a Secretaria do Meio Ambiente, pois vemos que já existem danos ao patrimônio e danos ambientais”, afirmou o bombeiro José Xavier.
A Valec informou que o projeto para recuperação das erosões já foi aprovado e que as obras devem começar dentro de dez dias.
Em abril deste ano, a empresa já havia informado aos moradores que faria uma obra no local depois do período chuvoso. No entanto, nada foi feito. A agente de saúde Elcy Cardoso diz que tem medo que as chuvas voltem novamente e os buracos avancem ainda mais. “A maior preocupação é ao iniciar a chuva, pois a água vem muito forte e a nossa casa já está muito perto do buraco”, lamentou.
Ferrovia
Após cerca de 25 anos de espera, o trecho de 855 km da Ferrovia Norte-Sul, que liga Palmas (TO) a Anápolis, foi inaugurado no dia 22 de maio. A previsão é de que o trecho só comece a funcionar em caráter experimental.
O projeto da ferrovia prevê 4.576 mil quilômetros de trilhos, cortando nove estados, do Maranhão a São Paulo. Atualmente, apenas o trecho ligando Açailândia, no Maranhão, a Palmas estava operando. No estado de Goiás, um novo trecho de 682 quilômetros deve ligar a cidade de Ouro Verde de Goiás a Estrela D’Oeste, em São Paulo. A previsão da Valec é de que todo o percurso seja finalizado em 2015.
Clique no link e assista a reportagem:
http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/07/obras-da-ferrovia-norte-s...

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top