Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Trem Turístico entre Guaporé e Estrela deve entrar em operação em 2015
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Primeira viagem está prevista para o primeiro semestre Os turistas percorrerão o trajeto que começa em Guaporé, na Serra Fot...
Primeira viagem está prevista para o primeiro semestre
Os turistas percorrerão o trajeto que começa em Guaporé, na Serra
Foto: Gilberto Luis Dal Mas / Divulgação
 
A primeira viagem do Trem Turístico dos Vales, que vai ligar o município de Guaporé até a cidade de Estrela, está prevista para o primeiro semestre de 2015. O passeio turístico vai ligar a Serra Gaúcha ao Vale do Taquari, passando por Dois Lajeados, Muçum, Colinas, Vespaciano Corrêa e Roca Sales. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Gilberto Keller, o projeto vai usar o trajeto da antiga ferrovia do trigo, construído na década de 70.

O percurso que reúne os sete municípios é rico em atrativos naturais. Segundo Keller, o projeto vem se consolidando há dois anos e está na fase de obter licenças para operar junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. A autorização da agência deve chegar até o final deste ano. Conforme Keller, todo um suporte de infraestrutura deve ser desenvolvido, como serviços de alimentação e comércio, bem como melhorias nas antigas estações que atualmente estão desativadas.

"A ideia é efetivamente fazer com que os roteiros turísticos que hoje existem na região se interliguem com o trem turístico. Ou seja, o trem turístico vai ser a cereja do bolo. E aí esses atrativos, o que os empreendedores devem oferecer ao turista, além do passeio do trem, é o que está sendo montado agora", reitera.

O passeio entre Guaporé e Estrela tem previsão de durar de duas a três horas. O início das operações será feito com uma litorina, espécie de um trem pequeno constituído de apenas um vagão com motorização própria. A operação será realizada pela empresa privada Serra Verde Express, que já opera linhas turísticas em três estados brasileiros. Ainda não há previsão de quanto o passeio vai custar.

A linha tem cerca de 60 km e passa por 33 túneis e 17 viadutos. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão, vindos dos municípios que oferecerão o serviço. O Sebrae é parceiro do projeto do Trem Turístico dos Vales, qualificando empreendedores locais.
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top